O projeto
desenvolvido pela professora com os alunos do 2º Ano A está
inserido nos planejamentos quinzenais de História e Geografia. As
atividades desenvolvidas envolveram desde a discussão e registros em
atividades impressas e no diário de classe da história do nome
oficial da escola Prof Fátima Gaiotto Sampaio, origem, modalidade
(pública e privada), localização no mapa do estado da cidade que
se localiza, estudo do bairro, avenida (endereço completo), entorno,
o que mais gostam (lugar, objeto, pessoa), elaboração de cartaz com
as atividades que podem ser realizadas dentro do espaço, bem como,
listagem das profissões e dos profissionais existentes na mesma.
Também se somam às atividades mencionadas, passeio, representação e identificação do espaço escolar: sala de aula do 2º Ano A e registro dos nomes dos alunos em suas respectivas carteiras, pavilhões com as identificações das salas: séries e seus respectivos professores, pátio, refeitório, cozinha, banheiros, bebedouros, secretaria, sala dos professores, das coordenações, direção, tecnologia, dentista, biblioteca e quadra com os objetos que os compõem.
Também se somam às atividades mencionadas, passeio, representação e identificação do espaço escolar: sala de aula do 2º Ano A e registro dos nomes dos alunos em suas respectivas carteiras, pavilhões com as identificações das salas: séries e seus respectivos professores, pátio, refeitório, cozinha, banheiros, bebedouros, secretaria, sala dos professores, das coordenações, direção, tecnologia, dentista, biblioteca e quadra com os objetos que os compõem.
Observação: estão
para ser realizadas, atividades de observação da conservação e
preservação do espaço escolar, observação do caminho de casa até
a escola, contagem de quantas quadras, indicação do tempo em
(minutos ou horas) do trajeto da escola até as residências,
registro, comparação da medida de tempo que alguns alunos gastam no
trajeto, ver quais são mais longos, o mais perto, descrição do que
podem ver (plantações, construções, carros, sinalizações,...),
ilustração, ou até mesmo registro do que veem no trajeto de casa
até a escola.
Com o projeto
visamos que nossos alunos conheçam o espaço escolar como espaço de
vivência, se relacionem melhor, conheçam as diferentes profissões
que existem na escola, valorizando e respeitando os profissionais,
avaliando as profissões para que futuramente possam fazer suas
escolhas, reconheçam a
distribuição espacial da sala de aula e seus elementos, demonstrem
por meio de desenhos alguns objetos da sala de aula a partir de
vários ângulos, melhorando
a capacidade de representação e localização espacial, bem como,
reconhecendo
a importância de preservarem o ambiente escolar. Texto- professora
Margarida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário