quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LINGUAS E LINGUAGENS NO CONTEXTO SOCIAL



Na aula de Filosofia desta segunda-feira, 22 de Outubro, os alunos do 1º. Ano C, tiveram uma noite especial em que pode ser trabalhado a Língua Brasileira de Sinais. O conteúdo trabalhado pelo docente da sala, Profº. Claudinei A. dos Santos, evoca a importância da linguagem mediante ao contexto social. Tem sido ressaltado de forma introdutória que a linguagem é o vinculo que o cidadão tem com o outro desde o nascimento.
Com a utilização do livro didático de Filosofia, professor e alunos estudam como a linguagem é imprescindível na História humana, pois a mesma provoca a comunicação social. A linguagem se faz relevante antes desde o primórdio humano, vejamos que a mesma pode ser percebida em pinturas, em gestos, em falas, de maneiras distintas a linguagem é a maneira pela qual nos comunicamos e preservamos a nossa cultura, passando fatos e fatores de geração para geração.
Neste sentido, e comprovando que a linguagem se distingue conforme a necessidade de cada um foi ambientada a situação para trabalharem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visando contextualizar o conteúdo com a vivencia de pessoas surdas, uma maneira de trabalharmos a inclusão escolar. Para tal situação, foi convidada a Profª. Eliane Francisca, Especialista e Interprete em Libras, para ministrar aos alunos do 1º. Ano C, uma palestra sobre a importância das LIBRAS, no contexto social. A palestra que durou uma hora/aula, foi extremamente interessante, enquanto a docente falava havia uma grande escuta dos alunos, ou seja, a atenção deles estava totalmente destinada à professora. De fato, causou grande interesse nos alunos, ocasionando o pedido de que a professora possa retornar, promovendo a interação e a inclusão social mediante a necessidade social. No entanto, a aula tornou-se esplendorosa, no momento que a professora causou os momentos de dinâmica. Alunos e professora de LIBRAS notabilizaram as letras do Alfabeto em LIBRAS e continuaram com cada um falando o nome próprio. Houve neste trecho da aula risos de alegria, pois havia a perspectiva de notabilidade e respeito ao outro, foco da aula ao trabalharmos línguas e linguagem.
Neste sentido, a aula foi finalizada com a salva de palmas em LIBRAS e os comentários prazerosos da relevante interdisciplinariedade.
Texto de Claudinei A. dos Santos
Licenciado em História pela UFMS – Campus de Nova Andradina.
Atualmente estuda religião e religiosidades na Região do Vale do Ivinhema (1954-1980).

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