quinta-feira, 13 de junho de 2013

MATEMÁTICA - Sólidos geométricos


Anos: 4º ano C

 Período: Vespertino  
                                                                       
Título: Sólidos Geométricos 
   
Objetivos: Reconhecer alguns sólidos e suas partes, tais como número de faces, arestas, vértices.
Diferenciar figuras planas de não planas.
Conteúdo: Sólidos geométricos


Recursos: Material concreto de diversificados sólidos geométrico.
Folha xerocopiada de atividades com figuras planas e não planas.
Metodologia: Primeiramente o professor (a) fará uma explicação, retomando o conteúdo dos sólidos geométricos.
Para tanto, será levado para a sala de aula a caixa de sólidos geométricos e, mediados pelo professor, os alunos irão manusear os sólidos,  para apreciação e analise das características de cada uma das peças. Neste trabalho os alunos serão orientados e estimulados a responder, por exemplo qual as diferenças entre os sólidos e figuras e figuras planas, quantos quadrados são necessários para formar o cubo, quantas e quais figuras são necessárias para formar uma pirâmide, etc.
Na sequência  os alunos serão divididos em grupos de mais ou menos 5 alunos e orientará os alunos a usarem os sólidos de forma a agrupá-los podendo ser por características iguais ou diferentes.
Uma possibilidade é que os sólidos sejam agrupados de acordo com a forma, redondo e não redondo, ou ainda pelo número total de vértices, arestas ou faces.


Na continuidade da atividade, o professor pedirá para um grupo ficar fora da sala, enquanto os outros grupos ficam em sala agrupando os sólidos preparando a atividade, por exemplo: depois o professor chama o grupo que foi pra fora da sala e esse grupo terá de adivinhar qual foi o quesito que os alunos que separaram os sólidos usaram. Depois o professor alternará os grupos, o que ficou fora para adivinhar o quesito de separação dos sólidos será aquele que prepara a atividade e vice e versa.
Em outro momento o professor entregará uma folha xerocopiada com a atividades sobre sólidos e figuras geométricas para os alunos exercitarem seus conhecimentos adquirido na atividade prática do momento anterior.


Avaliação: A avaliação será formativa e somativa, de acordo com a participação nas atividades e contagens de pontos positivos que serão somados no final do bimestre a nota total dos alunos. Professor: Ailton Segobia Cruz.

Nenhum comentário: