Anos: 4º ano C
Período: Vespertino
Título: Sólidos Geométricos
Objetivos:
Reconhecer alguns sólidos e suas partes, tais como número de faces, arestas,
vértices.
Diferenciar figuras planas de
não planas.
Conteúdo: Sólidos geométricos
Recursos: Material concreto de diversificados
sólidos geométrico.
Folha xerocopiada de atividades com figuras planas e não
planas.
Metodologia: Primeiramente o professor (a) fará
uma explicação, retomando o conteúdo dos sólidos geométricos.
Para tanto, será levado para a sala de aula a caixa de
sólidos geométricos e, mediados pelo professor, os alunos irão manusear os
sólidos, para apreciação e analise das
características de cada uma das peças. Neste trabalho os alunos serão orientados
e estimulados a responder, por exemplo qual as diferenças entre os sólidos e
figuras e figuras planas, quantos quadrados são necessários para formar o cubo,
quantas e quais figuras são necessárias para formar uma pirâmide, etc.
Na sequência os alunos
serão divididos em grupos de mais ou menos 5 alunos e orientará os alunos a
usarem os sólidos de forma a agrupá-los podendo ser por características iguais
ou diferentes.
Uma possibilidade é que os sólidos sejam agrupados de acordo
com a forma, redondo e não redondo, ou ainda pelo número total de vértices,
arestas ou faces.
Na continuidade da atividade, o professor pedirá para um
grupo ficar fora da sala, enquanto os outros grupos ficam em sala agrupando os
sólidos preparando a atividade, por exemplo: depois o professor chama o grupo
que foi pra fora da sala e esse grupo terá de adivinhar qual foi o quesito que
os alunos que separaram os sólidos usaram. Depois o professor alternará os
grupos, o que ficou fora para adivinhar o quesito de separação dos sólidos será
aquele que prepara a atividade e vice e versa.
Em outro momento o professor entregará uma folha xerocopiada
com a atividades sobre sólidos e figuras geométricas para os alunos exercitarem
seus conhecimentos adquirido na atividade prática do momento anterior.
Avaliação: A avaliação será formativa e somativa, de acordo com a participação nas atividades e contagens de pontos positivos que serão somados no final do bimestre a nota total dos alunos. Professor: Ailton Segobia Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário