quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROJETO- Para viver melhor é preciso conhecer: espaço escolar Professora: Margarida Xisto da Silva Soares Turma: 2º A


O projeto desenvolvido pela professora com os alunos do 2º Ano A está inserido nos planejamentos quinzenais de História e Geografia. As atividades desenvolvidas envolveram desde a discussão e registros em atividades impressas e no diário de classe da história do nome oficial da escola Prof Fátima Gaiotto Sampaio, origem, modalidade (pública e privada), localização no mapa do estado da cidade que se localiza, estudo do bairro, avenida (endereço completo), entorno, o que mais gostam (lugar, objeto, pessoa), elaboração de cartaz com as atividades que podem ser realizadas dentro do espaço, bem como, listagem das profissões e dos profissionais existentes na mesma. 
  Também se somam às atividades mencionadas, passeio, representação e identificação do espaço escolar: sala de aula do 2º Ano A e registro dos nomes dos alunos em suas respectivas carteiras, pavilhões com as identificações das salas: séries e seus respectivos professores, pátio, refeitório, cozinha, banheiros, bebedouros, secretaria, sala dos professores, das coordenações, direção, tecnologia, dentista, biblioteca e quadra com os objetos que os compõem. 
Observação: estão para ser realizadas, atividades de observação da conservação e preservação do espaço escolar, observação do caminho de casa até a escola, contagem de quantas quadras, indicação do tempo em (minutos ou horas) do trajeto da escola até as residências, registro, comparação da medida de tempo que alguns alunos gastam no trajeto, ver quais são mais longos, o mais perto, descrição do que podem ver (plantações, construções, carros, sinalizações,...), ilustração, ou até mesmo registro do que veem no trajeto de casa até a escola. 
Com o projeto visamos que nossos alunos conheçam o espaço escolar como espaço de vivência, se relacionem melhor, conheçam as diferentes profissões que existem na escola, valorizando e respeitando os profissionais, avaliando as profissões para que futuramente possam fazer suas escolhas, reconheçam a distribuição espacial da sala de aula e seus elementos, demonstrem por meio de desenhos alguns objetos da sala de aula a partir de vários ângulos, melhorando a capacidade de representação e localização espacial, bem como, reconhecendo a importância de preservarem o ambiente escolar. Texto- professora Margarida.

PROJETO: “SER VIVO”



O projeto é resultado de atividades desenvolvidas em aulas de Ciências,  uma vez que a docente teve como propósito desenvolver com os alunos do 2º Ano A conteúdos referentes ao ser humano e ao ambiente: diferenças ambientais quanto à presença de água, tipos de solos e seres vivos que os habitam, conservação e preservação do ambiente para a manutenção da vida na Terra.
Inicialmente foi feito com os alunos discussão sobre o lugar que vivemos (planeta terra), que nele há o solo, a água, o ar, as plantas, os animais, e entre eles as pessoas. Que o solo é o lugar onde vivemos, construímos nossas moradias, assentamos calçadas e asfalto, cultivamos as plantas, o sustento para nosso corpo, para os animais. Enfatizou-se que alguns animais vivem na água, embaixo da qual também existe solo, e outros vivem dentro do próprio solo, na sequência, foi proposta a produção de uma lista dos seres vivos e inanimados que existe sobre o solo.
Também foi proposto listagem dos animais que vivem dentro do solo (minhocas, formigas, caracol) e dos que vivem em cima do solo (gato, cachorro, cavalo, coelhos, etc). Posteriormente, a professora pediu para que os alunos indicassem um ser vivo, desenhassem e fizessem uma descrição do ser escolhido (produção escrita). 
No que se refere à preservação e conservação ambiental, foi proposto à turma o filme “Invasão”. O filme retrata a importância da preservação e conservação do meio ambiente para a sobrevivência das diversas espécies de seres vivos, inclusive, o homem. Os alunos foram conduzidos a uma discussão sobre o filme: título, relação com a história, quais as personagens, onde ocorre, qual o motivo da invasão, qual o plano das formigas para salvar a natureza, como termina a história, relação da história conosco e com o meio ambiente, medidas que devemos tomar para preservar a vida na terra, mesmo diante dos projetos de progressos existentes. Para finalizar, foi sugerida a produção de texto sobre a história. Além disso, leitura de duas imagens: destruição ambiental e construção de cidade no lugar, na atividade a professora solicita que os alunos digam qual a relação do texto com o filme que assistiram. Texto- Professora Margarida
 

PRODUÇÃO: da letra à palavra.

 
A produção é resultado da atividade proposta no livro “Meu amigo” Projeto Alfa e Beto, leitura 6 “O meu Abecê”, texto de João Proteti e ilustração de Fabiana Salomão. Primeiramente, as crianças escreveram no meio de uma folha sulfite a letra inicial de seus nomes, tamanho grande e a desenharam, depois fizeram uma listagem com nomes próprios e objetos com a letra inicial em destaque. Ao término do registro pelas crianças, a professora pediu para que se organizassem para montagem de mural, para tanto ficando em ordem alfabética, finalizando com a leitura das produções. Profª Margarida Xisto


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LINGUAS E LINGUAGENS NO CONTEXTO SOCIAL



Na aula de Filosofia desta segunda-feira, 22 de Outubro, os alunos do 1º. Ano C, tiveram uma noite especial em que pode ser trabalhado a Língua Brasileira de Sinais. O conteúdo trabalhado pelo docente da sala, Profº. Claudinei A. dos Santos, evoca a importância da linguagem mediante ao contexto social. Tem sido ressaltado de forma introdutória que a linguagem é o vinculo que o cidadão tem com o outro desde o nascimento.
Com a utilização do livro didático de Filosofia, professor e alunos estudam como a linguagem é imprescindível na História humana, pois a mesma provoca a comunicação social. A linguagem se faz relevante antes desde o primórdio humano, vejamos que a mesma pode ser percebida em pinturas, em gestos, em falas, de maneiras distintas a linguagem é a maneira pela qual nos comunicamos e preservamos a nossa cultura, passando fatos e fatores de geração para geração.
Neste sentido, e comprovando que a linguagem se distingue conforme a necessidade de cada um foi ambientada a situação para trabalharem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visando contextualizar o conteúdo com a vivencia de pessoas surdas, uma maneira de trabalharmos a inclusão escolar. Para tal situação, foi convidada a Profª. Eliane Francisca, Especialista e Interprete em Libras, para ministrar aos alunos do 1º. Ano C, uma palestra sobre a importância das LIBRAS, no contexto social. A palestra que durou uma hora/aula, foi extremamente interessante, enquanto a docente falava havia uma grande escuta dos alunos, ou seja, a atenção deles estava totalmente destinada à professora. De fato, causou grande interesse nos alunos, ocasionando o pedido de que a professora possa retornar, promovendo a interação e a inclusão social mediante a necessidade social. No entanto, a aula tornou-se esplendorosa, no momento que a professora causou os momentos de dinâmica. Alunos e professora de LIBRAS notabilizaram as letras do Alfabeto em LIBRAS e continuaram com cada um falando o nome próprio. Houve neste trecho da aula risos de alegria, pois havia a perspectiva de notabilidade e respeito ao outro, foco da aula ao trabalharmos línguas e linguagem.
Neste sentido, a aula foi finalizada com a salva de palmas em LIBRAS e os comentários prazerosos da relevante interdisciplinariedade.
Texto de Claudinei A. dos Santos
Licenciado em História pela UFMS – Campus de Nova Andradina.
Atualmente estuda religião e religiosidades na Região do Vale do Ivinhema (1954-1980).

TRABALHANDO MEDIDAS

Desde muito cedo as crianças começam a desenvolver a noção de medidas, cabendo a escola ampliar o acesso a experiências que conduzem o aluno a ampliar e sistematizar este conhecimento.
A professora Daiane do 1º Ano B, levou isso a sério e possibilitou aos seus alunos uma interessante atividade sobre medidas, onde os alunos puderam fazer estimativas, comparar e registrar suas descobertas matemáticas explorando o volume de diferentes recipientes. 
Dúvidas se os alunos gostaram? 
                                                       

Prof. José Wilson -  Coord. de Área de Matemática

Wagner - Aluno da EE Profª. Fátima G. Sampaio, é o 3º. Colocado no Canta Nova - Modalidade Sertaneja



O aluno Wagner da 1ª. Fase A da Escola Estadual Profª. Fátima G. Sampaio, mostrou o seu talento como interprete musical na final do CANTANOVA 2012. O aluno da Escola Estadual Profª. Fátima G. Sampaio, consegue com grande prazer e alegria interpretar a dupla Milionário e José Rico, traz uma exuberância na voz que emociona o público atraindo toda a atenção para ele. Wagner, claramente fala do seu encanto pela música sertaneja e acaba perpetuando essa paixão quando chega ao palco e interpreta os “Gargantas de Ouro”, codinome recebido por Milionário e José Rico.
Aqueles que puderam acompanhar a relevante participação de Wagner notificaram que a música “A Carta”, recebeu do interprete uma notável voz, principalmente quando Wagner, vestiu-se a caráter para dar toda a destreza e notabilidade que a música merece. Ainda vale a pena ressaltar que a dupla “os gargantas de ouro”, recebeu a interpretação de uma magnífica voz, que causou nobreza a música sertaneja. O fato é que aqueles que acompanharam a final do CANTANOVA 2012 puderam desfrutar a alegria familiar, um ambiente bastante carismático, um fantástico final de semana complementado pelo encanto de Wagner e sua explanação com “A Carta”. Não obstante e, sobretudo, vale ressaltar que o orgulho da Escola Estadual Profª. Fátima G. Sampaio, foi preenchido com o nobre 3º. Lugar conquistado por Wagner. Parabéns – Wagner – Parabéns a família do Wagner – Parabéns a todos que participaram. Texto: Professor Claudinei.

BREAKFAST

Alunos do 8º Ano realizaram um "Breakfast" na sala de aula.

Na manhã do dia 24 de outubro, os alunos do 8º Ano  sob orientação da professora de Língua Inglesa Valéria Arrais realizaram um breakfast na escola.
A ideia surgiu devido ao conteúdo estudado durante as aulas: "Foods and drinks" e além de aprender o vocabulário, hábitos da cultura americana e inglesa, pôde-se trabalhar hábitos alimentares de outras culturas.
O objetivo da aula, foi conhecer aspectos da Língua Inglesa relacionados à alimentação, expressar preferências sobre eles e conscientizar os estudantes sobre alimentação saudável.
A aula foi interessante e produtiva, pois pôde contar com a colaboração por parte dos alunos, coordenação pedagógica e pais, o que faz a diferença na aprendizagem. Fonte Professora Valéria.





Professor João Lazarini - ENEM 2012 DICAS

O professor João Lazarini com o objetivo de preparar os alunos para o ENEM 2012, preparou uma aula especial. Confira o Blog do professor. Vale a pena!    http://professorlazarini.blogspot.com.br/



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PRODUÇÃO DE TEXTOS

 
Trabalho sobre os Tipos de texto: Argumentativo/Persuasivo; Gêneros: Aviso e Folheto/Roteiro Turístico. O mesmo foi realizado de forma interdisciplinar com as professoras: Simone, Regente da sala e Eloisa, Arte e Produção Interativa, com o 4º Ano A do período matutino.