quarta-feira, 5 de setembro de 2012

APRENDENDO HISTÓRIA ATRAVÉS DO LÚDICO- Usando lousa digital.



O uso da lousa digital é de grande importância para o aprimoramento da didática do professor, pois possibilita maior interação com os alunos e explora a ludicidade possível independente dos conteúdos. No desenvolvimento de uma retomada dos seguintes conteúdos: “Império Bizantino, Idade Média e América Pré-colombiana” foi desenvolvido um jogo para a avaliação e fixação dos conteúdos. Com o uso da lousa digital, foi possível tornar a aula dinâmica e estimular a participação dos alunos no processo de fixação de aprendizagem. O jogo consistiu em um trajeto formadopor “casas” (quadrados), a ser percorridos pelos alunos à medida que acertam as perguntas sobre o conteúdo, o número de “casas” a ser andado foi determinado de acordo com o número obtido no jogo de um dado. Para a realização do jogo, a sala foi dividida em equipes oponentes que eram recompensadas ao final do jogo com bombons. A atividade foi desenvolvida com as turmas do  1º EM A  e 1ºEM  B do período matutino. Professor João Batista Lazzarini.
Os alunos “curtiram” a novidade, conforme depoimentos:

Bem eu achei o máximo, por ter uma aula com lousa digital, achei mais prático  muito melhor. Gostaria que fosse  toda aula com a lousa digital. Acredito que será melhor para à aprendizagem, e também que orgulho somos a única escola estadual que usa lousa digital em sala de aula. Espero que todos professores usem. Gostei muito! Robson Amorim Araújo.

Sinto me privilegiada com mais essa conquista da nossa escola. Somos a primeira escola pública estadual, a ter a lousa digital. A atividade que foi passada em nossa sala de aula se tornou mais interessante e prática. Bruna Cristina.








Nenhum comentário: