O uso da lousa digital é de grande importância para o
aprimoramento da didática do professor, pois possibilita maior interação com os
alunos e explora a ludicidade possível independente dos conteúdos. No
desenvolvimento de uma retomada dos seguintes conteúdos: “Império Bizantino,
Idade Média e América Pré-colombiana” foi desenvolvido um jogo para a avaliação
e fixação dos conteúdos. Com o uso da lousa digital, foi possível tornar a aula
dinâmica e estimular a participação dos alunos no processo de fixação de
aprendizagem. O jogo consistiu em um trajeto formadopor “casas” (quadrados), a
ser percorridos pelos alunos à medida que acertam as perguntas sobre o conteúdo,
o número de “casas” a ser andado foi determinado de acordo com o número obtido
no jogo de um dado. Para a realização do jogo, a sala foi dividida em equipes
oponentes que eram recompensadas ao final do jogo com bombons.
A atividade foi desenvolvida com as turmas do 1º EM A
e 1ºEM B do período matutino.
Professor João Batista Lazzarini.
Os alunos “curtiram” a novidade, conforme depoimentos:
Bem eu achei o máximo, por ter uma
aula com lousa digital, achei mais prático
muito melhor. Gostaria que fosse
toda aula com a lousa digital. Acredito que será melhor para à
aprendizagem, e também que orgulho somos a única escola estadual que usa lousa
digital em sala de aula. Espero que todos professores usem. Gostei muito!
Robson Amorim Araújo.
Sinto me privilegiada
com mais essa conquista da nossa escola. Somos a primeira escola pública
estadual, a ter a lousa digital. A atividade que foi passada em nossa sala de
aula se tornou mais interessante e prática. Bruna Cristina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário