segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DESFILE - 7 DE SETEMBRO DE 2012.












Com o tema: FAMÍLIA NA ESCOLA   a EE Profª Fátima Gaiotto Sampaio participou de forma brilhante do desfile de 7 de setembro.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SEMANA DA PÁTRIA


Com esforço e dedicação está sendo organizada a participação da escola no Desfile de 7 de Setembro.






GÊNERO TEXTUAL - TEXTOS POÉTICOS

Durante a Semana de Sete de Setembro, a professora de Língua Portuguesa, Marilza Nunes de Araújo Nascimento, orientou os alunos do 7º C e D à produção de textos poéticos com o tema: Minha Pátria: Qual Nação que temos, que País queremos? O objetivo deste trabalho foi despertar no educando o senso crítico sobre a realidade do Brasil, como também emancipá-lo linguisticamente em relação a escrita e a leitura do referido gênero estudado. Após, os textos foram expostos no mural da escola  a fim de disseminar a leitura e a criticidade nos leitores.





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

APRENDENDO HISTÓRIA ATRAVÉS DO LÚDICO- Usando lousa digital.



O uso da lousa digital é de grande importância para o aprimoramento da didática do professor, pois possibilita maior interação com os alunos e explora a ludicidade possível independente dos conteúdos. No desenvolvimento de uma retomada dos seguintes conteúdos: “Império Bizantino, Idade Média e América Pré-colombiana” foi desenvolvido um jogo para a avaliação e fixação dos conteúdos. Com o uso da lousa digital, foi possível tornar a aula dinâmica e estimular a participação dos alunos no processo de fixação de aprendizagem. O jogo consistiu em um trajeto formadopor “casas” (quadrados), a ser percorridos pelos alunos à medida que acertam as perguntas sobre o conteúdo, o número de “casas” a ser andado foi determinado de acordo com o número obtido no jogo de um dado. Para a realização do jogo, a sala foi dividida em equipes oponentes que eram recompensadas ao final do jogo com bombons. A atividade foi desenvolvida com as turmas do  1º EM A  e 1ºEM  B do período matutino. Professor João Batista Lazzarini.
Os alunos “curtiram” a novidade, conforme depoimentos:

Bem eu achei o máximo, por ter uma aula com lousa digital, achei mais prático  muito melhor. Gostaria que fosse  toda aula com a lousa digital. Acredito que será melhor para à aprendizagem, e também que orgulho somos a única escola estadual que usa lousa digital em sala de aula. Espero que todos professores usem. Gostei muito! Robson Amorim Araújo.

Sinto me privilegiada com mais essa conquista da nossa escola. Somos a primeira escola pública estadual, a ter a lousa digital. A atividade que foi passada em nossa sala de aula se tornou mais interessante e prática. Bruna Cristina.








ALUNOS HOMENAGEADOS PELO ÊXITO NA 7ª OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA



A Direção Colegiada da Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio entregou em solenidade na  STE no dia 05 de setembro de 2012, certificados  pelo desempenho na 7ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, promovida pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação.
Ressaltando segundo a Coordenadoria de  Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional e Superintendência  de Políticas  de Educação,
[...]  nessa edição, houve significativa participação dos estudantes e, consequentemente, os resultados foram mais relevantes  comparados à edição anterior. Portanto, atribuímos o sucesso alcançado à gestão, ao corpo docente e discente e à comunidade escolar. (SED,2012)
Os alunos que receberam o certificado:
DANIELLY VARGAS PEREIRA
VINICIUS NUMES GOMES
DANIEL APARECIDO GLAESER
Daniel sempre estudou na escola, atualmente cursando engenharia na Universidade Federal de Mato Grosso  afirmou:
O trabalho diferenciado da Escola Fátima Gaiotto, teve importante papel na minha formação, ajudando assim, a abrir portas para um futuro promissor. Atualmente estou cursando Engenharia na UFMT. Por isso, sou grato a todos profissionais da educação que atuaram e ainda atuam nessa escola. (Daniel, 2012)







domingo, 2 de setembro de 2012

A CRIANÇA E O AMBIENTE

Aula de CIÊNCIAS  com a turma do 1º Ano B - professora Daiane.

O conteúdo desenvolvido pela professora - ESTUDO DO TEMPO - Principais  movimentos aparentes no céu.
As habilidades pretendidas: Perceber a relação entre o sol e as sombras obtidas;
                                 Observar e registrar os aspectos diurnos e noturnos do céu, diferenciando dia e  noite;
                                  Reconhecer o ciclo diário (claridade/escuridão).
Metodologia: - na primeira aula conversa com os educandos socializando as experiências sobre os aspectos que diferenciam o dia da noite. Enfatizando- sol e lua.
Na segunda aula a professora utilizou o Planetário na sala de aula, na sequência os alunos fizeram pesquisa em revistas recortando gravuras sobre o conteúdo. Gravuras utilizadas na confecção de painel apontados ações realizadas durante o dia e a noite.





“A Importância do Ato de Ler"



JUSTIFICATIVA

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos.

A partir desta proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de texto tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.

OBJETIVOS

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica. (Profª. DAIANE, 2012).