PROJETO DE ENSINO
PROFESSORES ENVOLVIDOS
Ensino Fundamental Inicial
Daiane
Nascimento
Luciano
Flores
Francielli
Marteli
Margarida
Xisto
Marcia
Vital
Maria
Rosa Ambrósio
Ailton
Cruz
Katia
Marinho
Marciana
Rodrigues
Solange
Guarnieri
Eloisa
Boscoli
Ensino Fundamental Final e Eja Fundamental
Angélica
Xavier
Cristiane
Palagano
Alexandre
Domingues
Biblioteca-SESI-
Industria do Conhecimento
Vagner Perego
Carlos Diego Dantas
Coordenação de área
Michelli
Fernanda de Souza
Coordenação Pedagógica
Augusto
Francisco Teixeira
Cecília
Toschie Hayashi Kunimatsu
Direção Escolar
Ana
Lucia Ferreira Vasconcelos
Fabio
Zanata
1-INTRODUÇÃO
A
leitura tem sido uma das principais limitações observadas entre os alunos,
tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. O grande desafio é
encontrar maneiras diferentes e caminhos que possibilitam os alunos tomarem
gosto pela leitura. Diante destas propostas, a Escola Estadual Professora
Fátima Gaiotto Sampaio em parceria com a Biblioteca-SESI- Industria do
Conhecimento –Unidade Nova Andradina, implantou o projeto “A Leitura como hábito:
Trabalhando Gibis na formação do gosto pela leitura”.
Pretende-se
assim dirimir tais problemas com leitura em uma proposta de desenvolvimento
contínuo e integrado, iniciando com os anos iniciais do Ensino Fundamental e,
em uma proposta continuada, acentuar e direcionar livros de acordo com os anos.
2- OBJETIVOS
2- OBJETIVOS
Este
projeto tem por meta desenvolver o gosto pela leitura e diminuir gradativamente
a dificuldade na leitura, nos anos inicias e gradativamente nos anos finais do
Ensino Fundamental.
3- JUSTIFICATIVA
Ler e escrever corretamente são
necessidades básicas para um indivíduo que pretende integrar-se de maniera
competitiva e atuante na sociedade atual. Uma das grandes dificuldades dos
alunos tem sido a leitura. Não se
percebe no alunado geral, indivíduos leitores ativos com hábitos de leituras constantes e
disciplinar. Para dificultar ainda mais este processo a maniera como os alunos escrevem e comunicam-se no meio virtual cria vícios
que muitas vezes atrapalham ainda mais o desenvolvimento da escrita e o
processo de leitura destes aprendizes.
Diante destes fatores entende-se que
desenvolver propostas motivadoras e inegradoras pode ser uma grande ferramenta
na construção do novo leitor.
4- REVISÃO TEÓRICA
Ler é quesito fundamental para qualquer
indivíduo incluso no mundo contemporâneo. E quem não necessita de leitura? Um
dos dados recentes sobre leitura no Brasil informou que estamos muito aquém do
que uma nação desenvolvida precisa.
A leitura, as práticas e as competências leitoras têm
ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira. Em 2003, o
Brasil obteve desempenho insatisfatório em duas grandes pesquisas: uma de
âmbito nacional - Instituto Paulo Montenegro - divulgou que 72% de jovens são
alfabetos funcionais, ou seja, não sabem ler e escrever. Em outra
internacional, o PISA - Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, o
país ocupou o 37o. lugar em letramento de leitura. Algumas ações têm tentado
mobilizar escolas, professores, diretores e sociedade para mudar este quadro:
PNLD - Programa Nacional do Trabalho Didático através dos módulos literários, o
PNBE - Programa Nacional Biblioteca na Escola, campanhas como "Tempo de
Leitura" e "Literatura em Minha Casa", entre outras. Estas
iniciativas mostram algo em comum: a utilização de textos literários e a
proposta para o uso de diversos tipos de textos nas ações voltadas para
leitura. No entanto, nota-se que as instituições de ensino encontram
dificuldades em fazer uso da literatura como objeto de leitura. (PEREIRA, 2012)
O aluno leitor desenvolve diversas
habilidades, podendo inclusive organizar melhor seu aprendizado. A leitura faz parte
do processo de aprendizagem do aluno e ser desenvolvida de maneira contínua,
através de parcerias, projetos e outros mecanismos que possam desenvolver no
aluno o gosto pela leitura. “A
leitura é uma atividade cognitiva, tem caráter multifacetado,
multidimensionado, sendo um processo que envolve percepção, processamento,
memória, inferência, dedução”(KLEIMAN, 1989, p.28).
Diante destas informações, acredita-se
que nesta vertente a Escola tem muito a produzir, apoiada na proposta de
desenvolver um projeto voltado ao estímulo para o gosto pela leitura e à
criação de uma acervo que garanta ao estudante diversidade de objetos de
leitura e ambiente agradável, sendo que a Biblioteca existe na Escola.
5-
METODOLOGIA
O projeto prevê a leitura nos anos inicias com Gibis, sendo estes
adquiridos pela escola por meio de compra ou doação.
Ele está dividido em duas propostas,
sendo a primeira uma parceria com o SESI, onde mensalmente a Biblioteca-SESI- Industria do Conhecimento
Nova Andradina, através do professor responsável, Sr. Vagner Perego,
encaminhará à esta unidade de ensino gibis diversos do programa Sesinho. A
partir da criação deste acervo os alunos serão estimulados a participarem de
projetos diversos de leitura e os professores atuarão como agentes ativos neste
processo, levando ás salas de aula, criando sistemas de empréstimos e
organizando programas de leitura que venham a contemplar a leitura a todos os
alunos da Escola.
Na segunda proposta, os alunos através
das leituras deverão tornar-se mais críticos e com o desenrolar do projeto
deverão produzir um blog do projeto onde desenvolverão chats, matérias e outras
atividades que venham a ser publicados e garantam assim mais visualização
social da proposta do projeto. Durante este período pretende-se ainda estimular
a leitura familiar.
6- CRONOGRAMA
6- CRONOGRAMA
MES/ETAPAS
|
Mês 1
jan
|
Mês 2
fev
|
Mês 3
mar
|
Mês 4
abr
|
Mês 5
mai
|
Mês 6
jun
|
Mês 7
jul
|
Mês 8
ago
|
Mês 9
set
|
Mês10
out
|
Mês 11
nov
|
Escolha do tema
|
x
|
||||||||||
Levantamento
bibliográfico
|
x
|
x
|
|||||||||
Busca de
parceria
|
x
|
x
|
|||||||||
Aquisição de
material
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||||
Desenvolvimento
da leitura em sala com o auxílio do professor
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
Desenvolvimento
da leitura acompanhada na biblioteca sem o auxílio do professor
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||
Encaminhamento
de livros e/ou gibis para leitura familiar
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||||||
Criação do blog
do projeto
|
x
|
x
|
|||||||||
Coleta de
resultados do projeto por meio de entrevistas e fichas
|
x
|
x
|
|||||||||
Divulgação do
resultado
|
x
|
7-BIBLIOGRAFIA
PEREIRA. Izaides .A
Importância Da Leitura Nas Séries
Iniciais. Diponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-leitura-nas-series-iniciais/3046/#ixzz1xUdQqv70.
Acesso em maio de 2012.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor –
aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
8- ANEXOS
Sites importantes de parceiros do
projeto.
http://www.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumChannelId=8A81818B14AC7B9C0114ACECA6B440A3
9- PARCEIROS
Biblioteca-SESI-
Industria do Conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário