sábado, 23 de junho de 2012

A Leitura como hábito: Trabalhando gibis na formação do gosto pela leitura

PROJETO DE ENSINO 
PROFESSORES ENVOLVIDOS
Ensino Fundamental Inicial
Daiane Nascimento
Luciano Flores
Francielli Marteli
Margarida Xisto
Marcia Vital
Maria Rosa Ambrósio
Ailton Cruz
Katia Marinho
Marciana Rodrigues
Solange Guarnieri
Eloisa Boscoli
Ensino Fundamental Final e Eja Fundamental
Angélica Xavier
Cristiane Palagano
Alexandre Domingues
Biblioteca-SESI- Industria do Conhecimento
Vagner Perego
Carlos Diego Dantas
Coordenação de área
Michelli Fernanda de Souza
Coordenação Pedagógica
Augusto Francisco Teixeira
Cecília Toschie Hayashi Kunimatsu
Direção Escolar
Ana Lucia Ferreira Vasconcelos
Fabio Zanata
 1-INTRODUÇÃO              
A leitura tem sido uma das principais limitações observadas entre os alunos, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. O grande desafio é encontrar maneiras diferentes e caminhos que possibilitam os alunos tomarem gosto pela leitura. Diante destas propostas, a Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio em parceria com a Biblioteca-SESI- Industria do Conhecimento –Unidade Nova Andradina, implantou o projeto “A Leitura como hábito: Trabalhando Gibis na formação do gosto pela leitura”.
Pretende-se assim dirimir tais problemas com leitura em uma proposta de desenvolvimento contínuo e integrado, iniciando com os anos iniciais do Ensino Fundamental e, em uma proposta continuada, acentuar e direcionar livros de acordo com os anos.                                                                                                      
  2- OBJETIVOS                 
Este projeto tem por meta desenvolver o gosto pela leitura e diminuir gradativamente a dificuldade na leitura, nos anos inicias e gradativamente nos anos finais do Ensino Fundamental.
3- JUSTIFICATIVA               
Ler e escrever corretamente são necessidades básicas para um indivíduo que pretende integrar-se de maniera competitiva e atuante na sociedade atual. Uma das grandes dificuldades dos alunos  tem sido a leitura. Não se percebe no alunado geral, indivíduos leitores ativos  com hábitos de leituras constantes e disciplinar. Para dificultar ainda mais este processo  a maniera como os alunos escrevem  e comunicam-se no meio virtual cria vícios que muitas vezes atrapalham ainda mais o desenvolvimento da escrita e o processo de leitura destes aprendizes.
Diante destes fatores entende-se que desenvolver propostas motivadoras e inegradoras pode ser uma grande ferramenta na construção do novo leitor.
 4- REVISÃO TEÓRICA         
Ler é quesito fundamental para qualquer indivíduo incluso no mundo contemporâneo. E quem não necessita de leitura? Um dos dados recentes sobre leitura no Brasil informou que estamos muito aquém do que uma nação desenvolvida precisa.
A leitura, as práticas e as competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira. Em 2003, o Brasil obteve desempenho insatisfatório em duas grandes pesquisas: uma de âmbito nacional - Instituto Paulo Montenegro - divulgou que 72% de jovens são alfabetos funcionais, ou seja, não sabem ler e escrever. Em outra internacional, o PISA - Programa Internacional para Avaliação de Estudantes, o país ocupou o 37o. lugar em letramento de leitura. Algumas ações têm tentado mobilizar escolas, professores, diretores e sociedade para mudar este quadro: PNLD - Programa Nacional do Trabalho Didático através dos módulos literários, o PNBE - Programa Nacional Biblioteca na Escola, campanhas como "Tempo de Leitura" e "Literatura em Minha Casa", entre outras. Estas iniciativas mostram algo em comum: a utilização de textos literários e a proposta para o uso de diversos tipos de textos nas ações voltadas para leitura. No entanto, nota-se que as instituições de ensino encontram dificuldades em fazer uso da literatura como objeto de leitura. (PEREIRA, 2012)
O aluno leitor desenvolve diversas habilidades, podendo inclusive organizar melhor seu aprendizado. A leitura faz parte do processo de aprendizagem do aluno e ser desenvolvida de maneira contínua, através de parcerias, projetos e outros mecanismos que possam desenvolver no aluno o gosto pela leitura. “A leitura é uma atividade cognitiva, tem caráter multifacetado, multidimensionado, sendo um processo que envolve percepção, processamento, memória, inferência, dedução”(KLEIMAN, 1989, p.28).
Diante destas informações, acredita-se que nesta vertente a Escola tem muito a produzir, apoiada na proposta de desenvolver um projeto voltado ao estímulo para o gosto pela leitura e à criação de uma acervo que garanta ao estudante diversidade de objetos de leitura e ambiente agradável, sendo que a Biblioteca existe na Escola.
5- METODOLOGIA                  
O projeto prevê a leitura  nos anos inicias com Gibis, sendo estes adquiridos pela escola por meio de compra ou doação.
Ele está dividido em duas propostas, sendo a primeira uma parceria com o SESI, onde mensalmente a Biblioteca-SESI- Industria do Conhecimento Nova Andradina, através do professor responsável, Sr. Vagner Perego, encaminhará à esta unidade de ensino gibis diversos do programa Sesinho. A partir da criação deste acervo os alunos serão estimulados a participarem de projetos diversos de leitura e os professores atuarão como agentes ativos neste processo, levando ás salas de aula, criando sistemas de empréstimos e organizando programas de leitura que venham a contemplar a leitura a todos os alunos da Escola.
Na segunda proposta, os alunos através das leituras deverão tornar-se mais críticos e com o desenrolar do projeto deverão produzir um blog do projeto onde desenvolverão chats, matérias e outras atividades que venham a ser publicados e garantam assim mais visualização social da proposta do projeto. Durante este período pretende-se ainda estimular a leitura familiar.      
6- CRONOGRAMA  
MES/ETAPAS
Mês 1
jan
Mês 2
fev
Mês 3
mar
Mês 4
abr
Mês 5
mai
Mês 6
jun
Mês 7
jul
Mês 8
ago
Mês 9
set
Mês10
out
Mês 11
nov
Escolha do tema




x






Levantamento bibliográfico




x
x





Busca de parceria




x
x





Aquisição de material




x
x
x
x
x
x
x
Desenvolvimento da leitura em sala com o auxílio do professor





x
x
x
x
x
x
Desenvolvimento da leitura acompanhada na biblioteca sem o auxílio do professor





x
x
x
x
x
x
Encaminhamento de livros e/ou gibis para leitura familiar







x
x
x
x
Criação do blog do projeto








x
x

Coleta de resultados do projeto por meio de entrevistas e fichas









x
x
Divulgação do resultado










x
7-BIBLIOGRAFIA 
PEREIRA. Izaides .A Importância Da Leitura Nas Séries Iniciais. Diponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-leitura-nas-series-iniciais/3046/#ixzz1xUdQqv70. Acesso em maio de 2012.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor – aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.                                           
    8- ANEXOS     
Sites importantes de parceiros do projeto.
http://www.sesi.org.br/portal/main.jsp?lumChannelId=8A81818B14AC7B9C0114ACECA6B440A3       

9- PARCEIROS
Biblioteca-SESI- Industria do Conhecimento                 



Nenhum comentário: