O Projeto, de caráter interdisciplinar teve como propósito levar os
alunos do 2º Ano A vespertino da professora Margarida
Xisto da Silva Soares a reconhecer as semelhanças e diferenças
entre si e os colegas; reconhecer e utilizar o sistema de numeração
para indicar medidas; traçar linhas retas; sequenciar os números
em grupos de 10 em 10; reconhecer maior e menor em relação ao
aspecto físico e numeral; registrar posições, interpretar e
organizar dados.
A princípio, com a utilização de fita métrica, régua
e giz, a professora inicia a coleta de dados. Mede e registra na
lousa a altura de cada aluno, os quais fazem o registro da lista no
caderno de classe, que passa a ser utilizada como fonte de
informações para montagem do gráfico. A partir da coleta realizam
o processo de interpretação, em que a professora faz algumas
indagações, do tipo, quem é o mais alto da classe, o mais baixo,
com quais medidas, comparando a medida de um aluno com outro...
Concluída a fase da interpretação dos dados, a
professora entrega aos alunos uma folha quadriculada e dá
coordenadas: pule dois quadrinhos à esquerda, três de baixo para
cima, para assim marcar o eixo e traçar as retas, de modo que na
vertical fica a medida da altura agrupada de 10 em 10 cm (régua)
iniciando de 100 cm, e, na horizontal, a representação em barras da
medida da altura dos alunos, as quais são representadas por cores
diferenciadas.
Feito isso, a professora distribuiu um questionário
redigido para que os alunos através do gráfico buscassem as
informações e as registrassem. Vale lembrar que se optou por essa
ordem das atividades, pois pressupomos que, uma vez que as crianças
já estão familiarizadas com os dados, o registro se torna mais
fácil.
Em síntese, o projeto foi de grande importância para o
grupo de alunos, tendo em vista que interagiram, participaram,
demonstraram nas atividades as competências e habilidades que nos
propusemos desenvolver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário