Quando
solicitamos
nosso
aluno
escrever
sobre
algo
que
é
importante
para
ele
o
resultado
é
mais
satisfatório,
uma
vez
que
interage
mais
com
os
colegas
e
professores
facilitando
o
processo
de
ensino-aprendizagem.
O
fato
é
comprovado
em
aulas
de
História
e
Geografia
com
os
alunos
do
2º
Ano
A,
professora
Margarida
Xisto
da
Silva.
A
professora
tem
trabalhado
com
produções
de
listas
de
palavras
e
frases
advindas
das
crianças,
como:
o
que
fazem
com
o
lixo
de
suas
casas
(coleta
seletiva);
localização
da
escola;
os
tipos
de
moradias;
endereços
etc.
A
partir
dos
conteúdos:
cidadania
e
espaço
escolar
foi
realizado
um
passeio
pelas
redondezas
da
escola,
a
professora
propõe
à
turma
observar a
higiene
do
ambiente, o trânsito
e
a
localização.
Depois
do
passeio
as
crianças
são
induzidas
a
refletir
sobre
a
higiene
da
escola,
das
ruas e
comparar
com
o
espaço
de
suas
casas.
Possibilitando
atividades
como:
- Representação em forma de escrita ou desenho da localização da escola: à direita, à esquerda, em frente e atrás;
- Listagem dos tipos de construções nos arredores da escola;
- Aula complementar na sala de tecnologia sobre a reciclagem. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-reciclagem.html. A atividade desenvolve o conceito de cidadania, como fazer nosso lixo trazer benefícios para o meio ambiente (coleta seletiva). Após 30 minutos de jogo, tempo das crianças memorizarem as regras, os segredos que podem salvar o planeta são levados para sala e induzidos a registrar o que aprendeu e estabelecer algumas medidas para higiene da sala;
- No que se refere ao conteúdo: história do bairro e das crianças foi solicitada, primeiramente, pesquisa com os pais sobre alguns dados pessoais e de sua moradia, entre eles, o endereço da rua (Avenida) que moram e o tipo de moradia que tem. Bem como, visita ao museu: leitura de alguns nomes de ruas, avenidas e bairros que foram nomeados em homenagem a alguns fundadores da cidade de Nova Andradina;
- Uma vez coletado os dados, familiarizado com eles, discuti-se em sala quem mora mais perto/longe da escola, na mesma rua...;
- Com os dados organizam uma lista que foi registrada na lousa pela professora, bem como no diário de classe pelas crianças. No momento da produção o professor passo a passo chama atenção dos alunos para a escrita correta das palavras, letra maiúscula, sons, espaços, acentuação etc.;
- Montagem de cartaz com ajuda do professor: nesta atividade o professor pede para os alunos formarem grupos de acordo com o nome das ruas/avenidas da cidade de Nova Andradina, cada grupo escreve em uma tira de papel (cartolina/manilha) seu endereço. O professor deve questionar de acordo com a ordem alfabética, qual a ordem que os nomes deverão ser colados, depois de pronto realiza-se a leitura;
- O mesmo processo se aplica para a lista dos tipos de moradias. Portanto, para que possam conhecer outros tipos de moradias que não são comuns no espaço local das crianças, sugeriu-se que as crianças fossem à sala de tecnologia, onde com acesso ao site: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria/casa-habitação.html jogam por 15 minutos, tempo para memorizarem os tipos de moradia presentes no jogo, mais 20 minutos para registro das palavras no diário de classe e 10 minutos para leitura. Com a lista pronta, a cada aluno entrega-se uma tira de papel com o desenho de um tipo de moradia para que escrevam o nome. Quando todos estiverem terminado a atividade de escrita, professora solicita que mostrem um ao outro a palavra que têm em mãos, e vão entregando por ordem alfabética para colagem na cartolina, para finalizar realiza-se a leitura coletiva e individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário