Apresentação
O referido projeto foi pensado no segundo bimestre de 2013 e teve
início a partir do terceiro bimestre. Inicialmente previa-se
envolver a disciplina de Matemática e, num segundo momento, Língua
Portuguesa, inserindo ainda a disciplina de Arte que, por meio de um
concurso, possibilitou a escola da imagem que viria a compor as notas
fictícias, a qual denominamos “PETECAS”. Uma vez pensado o
projeto é colocado em ação. A aceitação dos alunos, inclusive
procurando os professores durante o intervalo para solucionar suas
dúvidas, impulsionou o engajamento das demais disciplinas e,
atualmente engloba todas as disciplinas da grade curricular.
Objetivo Geral:
Potencializar no educando o desenvolvimento do hábito de estudo da
Matemática, bem como de outras áreas de conhecimentos e, por meio
deste, estimular o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de
interpretação e solução de problemas, ampliando o rol de
estratégias pessoais que fomentarão a busca e construção do seu
próprio conhecimento.
Objetivos Específicos:
- Utilizar problemas que desafiem o aluno como agente motivador do processo de aprendizagem;
- Proporcionar a integração entre os educandos;
- Envolver alunos e familiares na busca de solução de atividades escolares;
- Instigar a curiosidade e criatividade do educando em relação aos conhecimentos inerentes a cada disciplina, ampliando sua capacidade de argumentação e construção de estratégias de resolução de problemas.
- Aumentar a autoconfiança dos educandos quanto a sua capacidade de realização das atividades propostas;
- Trabalhar de forma a integrar a Matemática a outras áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento
Este projeto trata-se de um esforço no sentido de
construir estratégias que motivem o aluno na busca pelo seu
crescimento intelectual e social, bem como a capacidade do aluno de
pensar e apresentar soluções para os mais variados problemas. Este
projeto se justifica, à medida que, por meio da atribuição de um
valor em nota fictícia (PETECA) às atividades periódicas do aluno,
oferece um estímulo extra para resolução das atividades propostas
pelo professor.
Para tanto o projeto foi iniciado por meio de um diálogo onde o
docente buscou a conscientização dos alunos no sentido de estimular
canais de comunicação visando à troca de experiências (e não de
exercícios), uma vez que a apresentação da estratégia de
resolução é preponderante para atribuição do valor das
atividades. Desta forma o professor de cada disciplina, considerando
sua proposta pedagógica, apresenta aos alunos atividades variadas e
adequadas a capacidade de compreensão e desenvolvimento gradativo do
aluno sendo que, de acordo com as especificidades de cada atividade e
planejamento do professor, a atividade proposta poderá ser resolvida
na sala de aula, ou como tarefa de casa.
Caberá ao aluno a resolução das atividades proposta, sendo que,
uma vez concluídas, o professor validará tal atividade,
atribuindo-a um valor “X”, repassando ao aluno o valor em PETECA,
definido previamente conforme acordo conjunto entre coordenação e
professores, tais como o nível de dificuldade que a atividade
apresenta, bem como a apresentação à turma da estratégia
utilizada na resolução.
O ponto de culminância do projeto será a organização de uma
grande “ feira”, (junto com outras atividades, tais como; gincana
de conhecimento, apresentação de “bandas de música” duplas,
etc) onde serão “ vendidos” produtos variados que poderão ser “
comprados” unicamente pelos alunos que participaram do projeto,
dispondo para tal “compra” dos valores acumulados ao longo do
período de duração do projeto, sendo os produtos adquiridos por
meio de parcerias entre professores e comunidade em geral.
As ações que acompanham o projeto serão divulgadas no blog
da escola, blog da matemática, face books, jornal da
escola e)ou do município, bem como em redes sociais em geral,
explicitando os produtos adquiridos, as fotografias da “ feira”,
os colaboradores, a opinião e participação de alunos, professores,
coordenação e direção da escola quanto ao desenvolvimento do
projeto.
Ao final das ações será feita a avaliação junto a todos os
envolvidos, buscando verificar o que deu certo, o que pode ser
melhorado ou ainda, quais serão os próximos passos serão na busca
de transformar a Matemática, bem como as demais disciplinas
escolares, em algo produtivo, dinâmico e motivador.
Entendemos que o processo iniciado permite a transformação
do aluno, à medida que este e colocado em contato com uma gama de
atividades variadas, permitindo a expansão de seus esquemas mentais
voltados à reflexão, interpretação, resolução de problemas e a
articulação de ideias, desenvolvendo seu espírito investigativo e
de cooperação. Tal processo permite ainda a ampliação de sua
autoconfiança e senso dedutivo, bem como sua capacidade de
argumentação validação ou refutação dos resultados, tornando-os
sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. Texto: Coordenador de Matemática:
José
Wilson dos Santos.
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