Projeto desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa , tendo como público alvo alunos do 7ºano C,D e 8 C sob orientação da Professora Marilza Nunes de A. Nascimento .
GESTORES ESCOLAR: Professor Fábio Zanata e Ana Lúcia Ferreira Vasconcellos
COORDENAÇÃO:
Professor Augusto Francisco Teixeira e Professora Michelli Fernanda
de Souza
PROFESSORES
RESPONSÁVEIS: Marilza Nunes de A. Nascimento e Célia Patussi de
Oliveira Canuto
DURAÇÃO:
Setembro a Novembro de 2012
PÚBLICO
ALVO: 7º C, D e 8º C Ensino Fundamental
1.
INTRODUÇÃO
É sabido que
através da leitura podemos viajar por lugares dantes percorridos e,
é por meio dela também, que se consegue a emancipação intelectual
do indivíduo em relação à interpretação oral, escrita e a
produção textual, a amplitude linguística. A leitura em parceria
com teatro tem o poder de transformar as pessoas e consequentemente o
mundo, pois se pode representar fatos e atos baseados em textos
literários ou não, reais ou fictícios, despertando nos envolvidos
o senso crítico, formação cultural e cidadã.
Nesse contexto, a
leitura crítica sempre leva a produção ou construção de um outro
texto: o texto do próprio leitor. Em outras palavras, a leitura
crítica sempre gera expressão: o desvelamento do SER leitor. Assim,
este tipo de leitura é muito mais do que um simples processo de
apropriação de significado; a leitura crítica deve ser
caracterizada como um estudo, pois se concretiza numa proposta
pensada pelo ser-no-mundo, dirigido ao outro. (SILVA, 1985). Brandão
(1997) nos afirma que o leitor se institui no texto em duas
instâncias:"No nível pragmático, o texto enquanto objeto
veiculador de uma mensagem está atento em relação ao seu
destinatário, mobilizando estratégias que tornem possíveis e
facilitem a comunicação". No nível lingüístico-semântico,
o texto é uma potencialidade significativa que se atualiza no ato da
leitura, levado a efeito por um leitor instituído no próprio texto,
capaz de reconstruir o universo representado a partir das indicações,
pistas gramaticais, que lhe são fornecidas." (p. 77). Nessa
perspectiva, o leitor crítico, ao (re) produzir o texto deixará ali
suas marcas ideológicas podendo ser questionadas, interpretadas e
analisadas por outro leitor.
Assim, acredita-se
que o teatro pode funcionar como um elemento de atração para
estimular a leitura e despertar no envolvido, tanto espectador como
ator, a criticidade em relação ao texto apresentado e a
contextualização dele com o mundo.
Como afirma Souza
(1992, p.22)
"Leitura
é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através
de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com
as circunstâncias. Ler é interpretar,encenar uma percepção sob
as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o
indivíduo a uma compreensão particular da realidade".
Sabe-se das
dificuldades que são encontradas ao trabalhar com o rico universo da
leitura porque, infelizmente, o brasileiro não tem o hábito de ler
e, a cultura do entretenimento veiculada pelas mídias (televisão,
internet, etc.) está muito arraigada no cotidiano deles, fazendo com
que leitura e teatro não sejam tão valorizados. Isso é um grande
desafio que vale a pena, pois se acredita na transformação dessa
realidade, tendo em vista que jovem ou estudante de qualquer idade,
através do teatro, terá mais interesse a leitura ao descobrir
valores e prazeres que só a literatura pode dar. Aposta-se
no potencial
desse projeto como elemento valorizado e conscientizador da cultura
nacional e propiciador à formação de leitores.
Justifica-se o
desenvolvimento deste projeto na referida escola por perceber a
necessidade de despertar no aluno o gosto pela leitura, a competência
linguística no que se refere à interpretação, a produção oral e
escrita, como também tornar as aulas de leitura dinâmicas e
atraentes. Por meio da avaliação institucional aplicada pela
Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, diagnosticou-se alta
deficiência de aprendizagem nos alunos. Isso levou os profissionais
envolvidos neste trabalho a questionar-se: Será que o problema não
está relacionado à interpretação em consequência o não hábito
da leitura? Dessa forma, a fim de superar esse problema é que os
referidos professores resolveram mudar sua postura metodológica em
relação às disciplinas que os mesmos atuam: Língua
Portuguesa,Literatura e atividades.
2. OBJETIVOS:
. Atuar como agente
incentivador da leitura.
. Promover e
resgatar o papel da escola como vetor do conhecimento, entendimento e
valorização da literatura.
.Proporcionar ao
aluno a emancipação intelectual no que se refere a leitura, escrita
e interpretação.
. Adaptar textos
literários nacionais para o público estudantil, aproximando-os a
diversos gêneros textuais transformando leituras obrigatórias em
fontes de prazer e conhecimento.
. Levar o teatro à
sala de aula como forma de entretenimento através de propostas
metodológicas inovadoras para professor e aluno, a fim de promover
neles a criatividade, o senso-crítico, o espírito de liderança e a
análise em cima das múltiplas possibilidades da obra literária e
do entendimento do papel do teatro.
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO:
1º Momento:
Semanalmente o aluno irá ler obras literárias sugeridas pelos
professores;
2º Momento: Com
ajuda do professor, o aluno, em grupo, irá adaptar a obra lida ao
texto dramático (teatro)
4º Momento: Divisão
das tarefas, escola dos personagens, ensaios;
5º Momento:
Apresentação da peça à comunidade escolar interna e aos pais.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-à durante
todo processo, em que será observado o envolvimento do aluno,
pontualidade na execução das tarefas propostas, a produção
escrita ao adaptar o texto ( pertinência ao tema proposto,
coerência, coesão e concisão textual), interpretação e análise
crítica da obra por meio de resenhas e discussões em sala de aula.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BRANDÂO,
Helena; MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria
e prática da leitura.
In: Ensinar
e aprender com textos didáticos e paradidáticos.
São Paulo: Cortez, 1997.
PELLEGRINI,
Domingos. A
árvore que dava dinheiro.
São Paulo: Ática, 2001
SILVA,
Ezequiel T.
Leitura: algumas raízes do problema.
Campinas, FE/UNICAMP, 1985.
SOUZA,
Renata Junqueira de. Narrativas
Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam.
Bauru: USC, 1992.
Texto: Professora Marilza
Texto: Professora Marilza
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