quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aula de Campo



Os professores Ailton Segobia Cruz regente no 4º ano C e a professora Diene regente no 4º ano B, ambos do período vespertino, levaram seus alunos para uma visita à SANESUL, onde os alunos receberam orientações de um profissional da empresa sobre a água, foi relatado de onde é retirada a água fornecida para a cidade de Nova Andradina, as formas de tratamento da mesma e como os educandos podem colaborar para o consumo sustentável da água. Houve um momento de perguntas e respostas, os alunos de maneira organizada formulavam suas perguntas sobre suas respectivas dúvidas e assim o profissional da empresa de Saneamento prontamente as respondia. No final do passeio foi entregue alguns livrinhos sobre o assunto Água para que os alunos em sala de aula pudessem ler e aprender um pouco mais sobre o conteúdo abordado.Texto: Profº Ailton.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

“O despertar da leitura”





As professoras, Margarida e Eloisa desenvolveram com os alunos do 2º Ano A, em 10/06 leitura de minilivros, contação de histórias e formação de palavras. As docentes estimularam os alunos a lerem e contarem histórias, identificar os elementos pré-textuais, perceber os sinais de pontuação para melhor compreensão do texto, bem como, ordem do alfabeto com a utilização do alfabeto móvel. 




 Sabendo da importância do  trabalho interdisciplinar a Prof.ª  Mariana,  docente de Ed. Física do 2º Ano A, tem realizado o trabalho e as crianças aprovam!!! A docente tem proposto listagem dos alimentos, hábitos alimentares, higiene, cidadania, partes do corpo em que os alunos exercem a escrita, a leitura, a criatividade, novos vocabulários, aprendendo os conceitos básicos para bom convívio social. Profª. Margarida.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

MATEMÁTICA - Sólidos geométricos


Anos: 4º ano C

 Período: Vespertino  
                                                                       
Título: Sólidos Geométricos 
   
Objetivos: Reconhecer alguns sólidos e suas partes, tais como número de faces, arestas, vértices.
Diferenciar figuras planas de não planas.
Conteúdo: Sólidos geométricos


Recursos: Material concreto de diversificados sólidos geométrico.
Folha xerocopiada de atividades com figuras planas e não planas.
Metodologia: Primeiramente o professor (a) fará uma explicação, retomando o conteúdo dos sólidos geométricos.
Para tanto, será levado para a sala de aula a caixa de sólidos geométricos e, mediados pelo professor, os alunos irão manusear os sólidos,  para apreciação e analise das características de cada uma das peças. Neste trabalho os alunos serão orientados e estimulados a responder, por exemplo qual as diferenças entre os sólidos e figuras e figuras planas, quantos quadrados são necessários para formar o cubo, quantas e quais figuras são necessárias para formar uma pirâmide, etc.
Na sequência  os alunos serão divididos em grupos de mais ou menos 5 alunos e orientará os alunos a usarem os sólidos de forma a agrupá-los podendo ser por características iguais ou diferentes.
Uma possibilidade é que os sólidos sejam agrupados de acordo com a forma, redondo e não redondo, ou ainda pelo número total de vértices, arestas ou faces.


Na continuidade da atividade, o professor pedirá para um grupo ficar fora da sala, enquanto os outros grupos ficam em sala agrupando os sólidos preparando a atividade, por exemplo: depois o professor chama o grupo que foi pra fora da sala e esse grupo terá de adivinhar qual foi o quesito que os alunos que separaram os sólidos usaram. Depois o professor alternará os grupos, o que ficou fora para adivinhar o quesito de separação dos sólidos será aquele que prepara a atividade e vice e versa.
Em outro momento o professor entregará uma folha xerocopiada com a atividades sobre sólidos e figuras geométricas para os alunos exercitarem seus conhecimentos adquirido na atividade prática do momento anterior.


Avaliação: A avaliação será formativa e somativa, de acordo com a participação nas atividades e contagens de pontos positivos que serão somados no final do bimestre a nota total dos alunos. Professor: Ailton Segobia Cruz.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Projeto de leitura: “Ler para escrever e escrever para ler: ações inseparáveis”


Professoras do 2º Ano A realizam diversas ações no sentido de estimular a leitura e produções de textos. Entre elas destacamos os projetos desenvolvidos a partir das propostas do Programa Alfa e Beto: produção de livreto “Meu brinquedo livro” e Confecção de alfabeto “Nosso Abecê”.  As atividades proporcionaram aos alunos da turma momentos de leitura, interpretação, ilustração e produção textual, os quais colocaram em prática os conhecimentos que adquiriram até então. E, de pequenos atos, de pequenas crianças, surgem as obras em destaque. Profª. Margarida.


Projeto “Água: na minha casa eu tenho sede”

No dia 07 de junho de 2013 aconteceu na EE Profª Fátima Gaiotto Sampaio a exposição dos trabalhos criados no desenvolvimento do Projeto “Água: na minha casa eu tenho sede”, este projeto teve como objetivo a interdisciplinaridade da temática sobre o uso e reuso da água na sociedade contemporânea; para isso foram realizadas atividades em sala (conteúdo curricular) e extra sala (organização de maquetes e aula a campo nas Usinas Hidrelétricas de Rosana – SP e Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) – SP), rediscutindo o uso e consumo da água.
Entre as diferentes disciplinas do conhecimento estiveram envolvidas: geografia, ciência, biologia, química e física, com o resultado da construção teórica do conhecimento, os educandos puderam criar maquetes e cartazes relacionando com a temática, o material construído com o 9º B do Ensino Fundamental, 1º anos A e B e 3º ano A do Ensino Médio, foi exposto para as demais turmas dos Ensinos Fundamental e Médio desta mesma escola.
Além do envolvimento dos educandos com as atividades, estiveram na coordenação desta exposição as professoras Débora Cristina Macorini Ocon (geografia), Karina (biologia) e Leiliane.(ciências) e Washigton..(química).
O projeto foi criado na Semana Pedagógica, no início do ano letivo, teve suas atividades iniciadas no dia 22 de março no Dia Internacional da Água com apresentação de Palestra, e a exposição marcou o encerramento dos trabalhos justamente na Semana do Meio Ambiente, proporcionando a ampliação dos olhares dos educandos em relação a complexidade ambiental na contemporaneidade.

Estes trabalhos ficarão expostos durante a entrega de Prêmios para estudantes da rede estadual de ensino, no dia 17 de junho, na E. E. Profª Fátima Gaiotto Sampaio, sediará regionalmente a entrega dos prêmios e do concurso de redação realizado pela SANESUL, o intuito da divulgação do material é estabelecer a extensão do conhecimento do ensino curricular e transversal para toda a comunidade local.






segunda-feira, 10 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE

A Escola Estadual Profª Fatima Gaiotto Sampaio de Nova Andradina, comemorou a Semana do Meio ambiente em grande estilo, desenvolvendo várias ações do projeto: Brincando também se aprende na geografia, elaborado e desenvolvido na  disciplina de geografia. Diante de tais constatações, esta experiência educativa foi desenvolvida, no sentido de contribuir com a melhora da aprendizagem dos alunos, e ao mesmo tempo, produzir conhecimentos relacionados às questões ambientais locais e de participação/intervenção nessa realidade. Foram planejadas atividades capazes de criar vínculos entre os processos educativos e a realidade, como visita à SANESUL da cidade para conhecer o processo de tratamento da água, acompanhada pelos professores Sueli, Joaquim, Kenia, Ednéia e Valéria.
A segunda ação foi um piquenique sustentável na escola os alunos pesquisaram sobre receitas de comidas sustentáveis, produziram em casa o alimento e juntos degustamos. Os pratos foram variados: bolo da casca da banana, cocada da casa do melão, bolo da casca da melancia, etc. Em seguida foi criado um caderno de receitas sustentáveis pesquisadas pelos alunos que foi entregue à merendeira da escola como sugestão de merenda. Com essas atividades os discentes aprenderam a relação entre o discurso e a prática, isto é, a eficácia das ações, relacionadas ao meio ambiente, realizadas a nível local, para conseguir atingir o nacional e global, visando à formação da “consciência ambiental”. 
Texto Profª-  Sueli Lopes Costa Figueiredo.

terça-feira, 4 de junho de 2013

“Matemática com alegria”






Nos dias 28 e 29 de maio as professoras Mariana e Margarida proporcionaram aos alunos do 2º Ano A, jogo de boliche e jogo da roleta. As atividades têm por objetivo desenvolver o raciocínio, a atenção, a agilidade, a cooperatividade, o cálculo, as ideias de adição e subtração.Profª Margarida.