terça-feira, 13 de agosto de 2013

APRENDER É UM BOM NEGÓCIO


Apresentação
O referido projeto foi pensado no segundo bimestre de 2013 e teve início a partir do terceiro bimestre. Inicialmente previa-se envolver a disciplina de Matemática e, num segundo momento, Língua Portuguesa, inserindo ainda a disciplina de Arte que, por meio de um concurso, possibilitou a escola da imagem que viria a compor as notas fictícias, a qual denominamos “PETECAS”. Uma vez pensado o projeto é colocado em ação. A aceitação dos alunos, inclusive procurando os professores durante o intervalo para solucionar suas dúvidas, impulsionou o engajamento das demais disciplinas e, atualmente engloba todas as disciplinas da grade curricular.

Objetivo Geral:
Potencializar no educando o desenvolvimento do hábito de estudo da Matemática, bem como de outras áreas de conhecimentos e, por meio deste, estimular o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de interpretação e solução de problemas, ampliando o rol de estratégias pessoais que fomentarão a busca e construção do seu próprio conhecimento.

Objetivos Específicos:
  • Utilizar problemas que desafiem o aluno como agente motivador do processo de aprendizagem;
  • Proporcionar a integração entre os educandos;
  • Envolver alunos e familiares na busca de solução de atividades escolares;
  • Instigar a curiosidade e criatividade do educando em relação aos conhecimentos inerentes a cada disciplina, ampliando sua capacidade de argumentação e construção de estratégias de resolução de problemas.
  • Aumentar a autoconfiança dos educandos quanto a sua capacidade de realização das atividades propostas;
  • Trabalhar de forma a integrar a Matemática a outras áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade.

Desenvolvimento
Este projeto trata-se de um esforço no sentido de construir estratégias que motivem o aluno na busca pelo seu crescimento intelectual e social, bem como a capacidade do aluno de pensar e apresentar soluções para os mais variados problemas. Este projeto se justifica, à medida que, por meio da atribuição de um valor em nota fictícia (PETECA) às atividades periódicas do aluno, oferece um estímulo extra para resolução das atividades propostas pelo professor.
Para tanto o projeto foi iniciado por meio de um diálogo onde o docente buscou a conscientização dos alunos no sentido de estimular canais de comunicação visando à troca de experiências (e não de exercícios), uma vez que a apresentação da estratégia de resolução é preponderante para atribuição do valor das atividades. Desta forma o professor de cada disciplina, considerando sua proposta pedagógica, apresenta aos alunos atividades variadas e adequadas a capacidade de compreensão e desenvolvimento gradativo do aluno sendo que, de acordo com as especificidades de cada atividade e planejamento do professor, a atividade proposta poderá ser resolvida na sala de aula, ou como tarefa de casa.
Caberá ao aluno a resolução das atividades proposta, sendo que, uma vez concluídas, o professor validará tal atividade, atribuindo-a um valor “X”, repassando ao aluno o valor em PETECA, definido previamente conforme acordo conjunto entre coordenação e professores, tais como o nível de dificuldade que a atividade apresenta, bem como a apresentação à turma da estratégia utilizada na resolução.
O ponto de culminância do projeto será a organização de uma grande “ feira”, (junto com outras atividades, tais como; gincana de conhecimento, apresentação de “bandas de música” duplas, etc) onde serão “ vendidos” produtos variados que poderão ser “ comprados” unicamente pelos alunos que participaram do projeto, dispondo para tal “compra” dos valores acumulados ao longo do período de duração do projeto, sendo os produtos adquiridos por meio de parcerias entre professores e comunidade em geral.
As ações que acompanham o projeto serão divulgadas no blog da escola, blog da matemática, face books, jornal da escola e)ou do município, bem como em redes sociais em geral, explicitando os produtos adquiridos, as fotografias da “ feira”, os colaboradores, a opinião e participação de alunos, professores, coordenação e direção da escola quanto ao desenvolvimento do projeto.
Ao final das ações será feita a avaliação junto a todos os envolvidos, buscando verificar o que deu certo, o que pode ser melhorado ou ainda, quais serão os próximos passos serão na busca de transformar a Matemática, bem como as demais disciplinas escolares, em algo produtivo, dinâmico e motivador.
Entendemos que o processo iniciado permite a transformação do aluno, à medida que este e colocado em contato com uma gama de atividades variadas, permitindo a expansão de seus esquemas mentais voltados à reflexão, interpretação, resolução de problemas e a articulação de ideias, desenvolvendo seu espírito investigativo e de cooperação. Tal processo permite ainda a ampliação de sua autoconfiança e senso dedutivo, bem como sua capacidade de argumentação validação ou refutação dos resultados, tornando-os sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. Texto: Coordenador de Matemática:
José Wilson dos Santos.

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