quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PROJETO: “SER VIVO”



O projeto é resultado de atividades desenvolvidas em aulas de Ciências,  uma vez que a docente teve como propósito desenvolver com os alunos do 2º Ano A conteúdos referentes ao ser humano e ao ambiente: diferenças ambientais quanto à presença de água, tipos de solos e seres vivos que os habitam, conservação e preservação do ambiente para a manutenção da vida na Terra.
Inicialmente foi feito com os alunos discussão sobre o lugar que vivemos (planeta terra), que nele há o solo, a água, o ar, as plantas, os animais, e entre eles as pessoas. Que o solo é o lugar onde vivemos, construímos nossas moradias, assentamos calçadas e asfalto, cultivamos as plantas, o sustento para nosso corpo, para os animais. Enfatizou-se que alguns animais vivem na água, embaixo da qual também existe solo, e outros vivem dentro do próprio solo, na sequência, foi proposta a produção de uma lista dos seres vivos e inanimados que existe sobre o solo.
Também foi proposto listagem dos animais que vivem dentro do solo (minhocas, formigas, caracol) e dos que vivem em cima do solo (gato, cachorro, cavalo, coelhos, etc). Posteriormente, a professora pediu para que os alunos indicassem um ser vivo, desenhassem e fizessem uma descrição do ser escolhido (produção escrita). 
No que se refere à preservação e conservação ambiental, foi proposto à turma o filme “Invasão”. O filme retrata a importância da preservação e conservação do meio ambiente para a sobrevivência das diversas espécies de seres vivos, inclusive, o homem. Os alunos foram conduzidos a uma discussão sobre o filme: título, relação com a história, quais as personagens, onde ocorre, qual o motivo da invasão, qual o plano das formigas para salvar a natureza, como termina a história, relação da história conosco e com o meio ambiente, medidas que devemos tomar para preservar a vida na terra, mesmo diante dos projetos de progressos existentes. Para finalizar, foi sugerida a produção de texto sobre a história. Além disso, leitura de duas imagens: destruição ambiental e construção de cidade no lugar, na atividade a professora solicita que os alunos digam qual a relação do texto com o filme que assistiram. Texto- Professora Margarida
 

Nenhum comentário: