terça-feira, 22 de maio de 2012

O QUE É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?


A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de uma situação negativa que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns. Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima. Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. O UNICEF estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.
Tal situação, também é procedente em nossa cidade, em nossa comunidade, contudo algo pode ser feito, haja vista em nossa atualidade há recursos sociais e judiciais que podem contribuir para a erradicação da violência doméstica. Por isso está sendo desenvolvido com alunos da 1ª. Fase da EJA, por meio da disciplina de sociologia com o Prof. Claudinei Araújo dos Santos, um trabalho sociológico em que está embasado o ato de reprimir a violência doméstica. O mesmo conteúdo será trabalhado também com alunos do 1º. Ano do Ensino Médio, contudo será aprofundado em pesquisas e ações que contribuam não apenas para erradicar a violência doméstica em nossa comunidade, mas também para mostrar que a família precisa receber a ação da dignidade e do respeito.
O grande sentido do trabalho desenvolvido com alunos da EJA é a participação em conjunto, alunos e professor. Não obstante tem sido de grande valia para as turmas, pois cada um tem sua história, suas reações, o que faz de cada um demonstrar sua peculiaridade familiar, havendo assim a participação motivadora de todos para que a ação seja continua e proveitosa. Texto- Prof. Claudinei Araújo dos Santos.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FÁTIMA GAIOTTO SAMPAIO - Nova Andradina - MS

Nenhum comentário: