segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROJETO DE ENSINO MEDIDAS E GRANDEZAS DE FORMA LÚDICA


O  Projeto, de caráter interdisciplinar teve como propósito levar os alunos do 2º Ano A vespertino da professora Margarida Xisto da Silva Soares a reconhecer as semelhanças e diferenças entre si e os colegas; reconhecer e utilizar o sistema de numeração para indicar medidas; traçar linhas retas; sequenciar os números em grupos de 10 em 10; reconhecer maior e menor em relação ao aspecto físico e numeral; registrar posições, interpretar e organizar dados.
A princípio, com a utilização de fita métrica, régua e giz, a professora inicia a coleta de dados. Mede e registra na lousa a altura de cada aluno, os quais fazem o registro da lista no caderno de classe, que passa a ser utilizada como fonte de informações para montagem do gráfico. A partir da coleta realizam o processo de interpretação, em que a professora faz algumas indagações, do tipo, quem é o mais alto da classe, o mais baixo, com quais medidas, comparando a medida de um aluno com outro...
Concluída a fase da interpretação dos dados, a professora entrega aos alunos uma folha quadriculada e dá coordenadas: pule dois quadrinhos à esquerda, três de baixo para cima, para assim marcar o eixo e traçar as retas, de modo que na vertical fica a medida da altura agrupada de 10 em 10 cm (régua) iniciando de 100 cm, e, na horizontal, a representação em barras da medida da altura dos alunos, as quais são representadas por cores diferenciadas.
Feito isso, a professora distribuiu um questionário redigido para que os alunos através do gráfico buscassem as informações e as registrassem. Vale lembrar que se optou por essa ordem das atividades, pois pressupomos que, uma vez que as crianças já estão familiarizadas com os dados, o registro se torna mais fácil.
Em síntese, o projeto foi de grande importância para o grupo de alunos, tendo em vista que interagiram, participaram, demonstraram nas atividades as competências e habilidades que nos propusemos desenvolver.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: