terça-feira, 9 de novembro de 2010

Festa do Halloween na extensão Angico

 

No dia 28 de outubro a Escola Fátima Gaiotto Sampaio extensão Angico, comemorou o Halloween, visto que este é comumente celebrado no dia 31 de outubro. De acordo com os alunos do ensino médio, foi um fato importante para que pudessem compreender a verdadeira origem deste evento que antes era visto como algo ligado a fatores negativos.Em fala de um dos participantes da festa: Este foi o nosso primeiro ‘Halloween caipira”.

Embora seja uma festa tradicionalmente norte-americana, não foi lá que ele teve origem, mas sim na sociedade Celta, já no Brasil, o Halloween é popularmente chamado de "Dia das Bruxas" e sua comemoração é recente. Geralmente na disciplina de Língua Inglesa é que esta festa é promovida, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Mas o que realmente significa o termo Halloween?

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Apesar de seu nome vir do Dia de Todos os Santos, o Halloween moderno é, na verdade, uma combinação de várias tradições diferentes.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm