terça-feira, 28 de julho de 2009

Festa Junina da EJA

 

A Escola realizou uma grande festa junina no encerramento do 2º bimestre com os alunos da EJA no período noturno.

Depois de uma grande quadrilha todos foram servidos com comidas típicas e em seguida foi realizado um grande baile para todos.

A participação dos professores e alunos foi muito boa onde todos se divertiram muito.

 

A grande quadrilha

Participação dos alunos

Professores e funcionários trabalhando

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jogos Interclasses Movimentam a Escola

IMG_0214

 

Esta semana aconteceu o 1º jogos inter-classes 2009 em nossa escola, a participação foi muuuito boa e a meninada se divertiu a beça, meninada é força de expressão pois aí está o time de professores garotões dando trabalho pra molecada.

Nste time de fera estavam Profº Adevair, Profº Augusto, Profº Damião, Profº José Wilson , Profº Rogério e até o Diretor Fábio, este time perdeu o primeiro jogo no período noturno, más ganhou ritmo de jogo e foi para a semi-final no período diurno, perdendo a vaga para a final por 4 x 3, tudo bem que não foram os campeões más é que não podia, eles precisavam prestigiar os alunos, rsssss.

DSC01204

No final das constas sagraram-se campeões do período noturno a turma do 2º B, que ganhou a final por 5 x 2 jogando contra a turma do 1º D.

   Dedicaram-se a organização do evento os professores José Wilson, Augusto e o diretor Fábio Zanata e no geral foi uma atividade muito bacana, onde prevaleceu o espírito de equipe e reforçaram-se os laços de amizade.

vejam as fotos dos grandes vencedores:

Período Noturno

IMG_0218

IMG_0217

Período Matutino

DSC01298

  DSC01297 DSC01296

 

 

 

 

 

Olha só a panca do ilustríssimo Srº. Juiz da partida.

IMG_0220

Valeu galera, até a próxima, continuem treinando, nós professores faremos o mesmo e no próximo semestre.....É Nóis na Fita!!! (Profº. José Wilson)

Exame de Acuidade Visual

 

IMG_0159

Os alunos dos 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental realizaram exames de acuidade visual com a Professora de Sala de Recursos Marciana e Coordenadora Pedagógica Cristina com o objetivo de detectar problemas de visão que prejudiquem a aprendizagem. Casos graves serão encaminhados ao médico especialista.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Brincando de Contar, Recortar e Colar

 

Durante a aula de Matemática os alunos do 1º ano desenvolvem atividade de contar, recortar e colar, orientados pela professora Margarida os alunos puseram a mão na massa, ou melhor, na COLA e realizaram mais esta atividade, utilizando o material de apoio a professora amplia os conhecimentos trabalhados no capítulo, e de quebra avalia o conhecimento doas alunos quanto as noções de contagem, registro de quantidades e a idéia de adição e subtração.

Diversificar a forma de lidar com a produção do conhecimento tem sido um dos focos do nosso “Projeto” e contando com o apoio e envolvimento de professores e toda comunidade escolar, chegaremos longe! 

IMG_0950IMG_0954

 

 

IMG_0957

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Alunos da EJA vão ao teatro

CIMG5010

 

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos, juntamente com alguns professores e a direção escolar prestigiaram no dia 26 de junho a peça Megera Domada, dirigida pelo professor Fernandes realizada na Câmara Municipal.

Os alunos se divertiram muito com a peça e foram recebidos pelos atores para fotos.

Parabéns aos professores pela iniciativa de incentivar os alunos a participação em eventos culturais.

Alunos do 1º ano elaboram livrinho ilustrado com os seus primeiros números

  

Em atividade desenvolvida pela professora Margarida, os alunos do 1º ano desenvolveram durante atividade de Matemática um pequeno livro contendo os numerais de 1 a 10, a atividade possibilita não só a representação de uma construção mental em relação a símbolo e quantidade, como também estimula a criatividade dos pequenos alunos, que expressaram um talento a ser lapidado no decorrer do ano e nos anos seguintes

IMG_0155IMG_0157

Alunos do 4º ano quebram cabeça com jogo matemático

IMG_0074  

O “Projeto além das Palavras” tem levado a ludicidade as aulas de matemática, as professoras de Educação física e Matemática apresentaram aos alunos do 2ºB, 5ºC e 4ºB a Torre de Hanói, um quebra cabeça matemático. Várias lendas contam a origem deste jogo milenar que tem seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói no Vietinã.

Enquanto jogam, alunos desenvolvem a capacidade de trabalho em equipe, a concentração e a construção de estratégia na resolução de problemas entre outras competências fundamentais ao estudo de Matemática.

IMG_0071

IMG_0072

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vídeo Futsal Feminino - JOERE 2009



Assistam ao vídeo do Futsal Feminino Bicampeão - JOERE 2009.

Também já estão disponibilizadas mais fotos em nosso álbum dos Jogos.

Para visualizar clique aqui.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mudanças no Ensino Médio

A partir do ano que vem o Ministério da Educação irá iniciar algumas mudanças no Ensino Médio.

Acompanhe nessa reportagem do Jornal Nacional algumas dessas mudanças.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto Além das Palavras

O projeto Além das Palavras é muito bom. E com o apoio da Direção Colegiada e Coordenção Pedagógica estamos alcançando nossos objetivos.

Hoje muitos alunos estão apresentando melhoras na questão da leitura compreensão e até mesmo na aprendizagem.

Michelli Fernanda - Coordenadora de Área de Língua Portuguesa

Leitura 2º ano


Esta semana a leitura nas salas da professora Analice foi bem divertida e proveitosa no período matutino e vespertino, primeiramente foi entregue aos alunos os livros pequenos Chão de Estrelas e a professora Analice com o livro Gigante Chão de Estrelas começou a leitura. A professora fez o processo passo-a-passo com os alunos; capa, contra-capa, sumário, página, título, e finalmente a historinha do Lu-Bilu foi encontrada, os alunos acompanharam a professora com a leitura, assim percebemos que a maioria já conseguia identificar as palavrinhas. Quando a professora terminou a atividade, entregamos aos alunos os saquinhos de letrinhas que o Projeto Além das Palavras nos oferece e os alunos formaram palavras e depois montaram o alfabeto, pois as salas dos 2°anos estão “despertando” e isso é muito bom.


Cabeça aos Pés



Dando continuidade às lições da coleção ABCD, as professoras dos 3º anos Judite e Solange trabalharam a lição 6 "Cabeça aos Pés", dessa forma os alunos participaram ativamente das atividades práticas.




Receitas no 5º ano

A professora Tiana pediu aos alunos que trouxessem uma receita dando continuidade a lição do Almoço e a apresentassem para todo a sala.

Os alunos 5° ano A (matutino) formaram grupos de três alunos e respectivamente apresentaram suas receitas:

Chocolate Quente; Bolo de Fubá; Bolo de Cenoura com Cobertura; Biscoito de Nata, Bolachinhas de Nata entre outras receitas. E no final das atividades um dos grupos trouxe um Bolo de Fubá com Queijo para degustação de todos. Ao ver que atividade teve um bom rendimento a professora Tiana também fez a atividade com o 5° ano B ( vespertino).Os alunos adoram a atividade proposta, pois usaram a imaginação e a criatividade ao montarem uma cozinha de “mentirinha”.

Ao fazer a receita o aluno precisa ler, interpretar e ao mesmo tempo, o restante da sala precisa compreender a mesma e assim os aluno se empenham no que estão fazendo. A professora fica o tempo todo indagando: Como faz? Qual a quantidade? Qual a seqüência dos ingredientes, enfim com atividades como essa, estimulamos nossos alunos de uma forma prazerosa, e assim envolvendo-os no processo de ensino-aprendizagem bem dinâmico.



JOERE 2009


A EE Fátima Gaiotto teve uma grande participação no JOERE 2009.

Com uma equipe completa nas duas categorais JOERE e JOMIRE, a escola obteve muitas medalhas e conseguiu a 2ª colocação no JOERE e a 3ª colocação no JOMIRE.

Parabéns a todos os alunos e aos professores Marcela, Fernanda e Kanela pelos resultados.

Estamos preparando uma cobertura completa do evento.

Mas quem quiser já temos um aperitivo com as fotos da abertura, os jogos de dama, xadrez e tênis de mesa e o atletismo.

Para ver as fotos clique aqui.

Atividades extra-classes entusiasmam alunos do 2º ano durante aula de Matemática



Ação importante dentro da escola é a parceria entre as disciplinas, nesta ocasião, a coordenação pedagógica e a professora de educação física desenvolvem a atividade do pintinho amarelinho e dramatizam com alunos este clássico infantil. O tema foi abordado na aula de Matemática para ampliar o conceito de contagem, e os alunos brincaram e se divertiram na realização da tarefa, facilitando posteriormente a compreensão dos conceitos quando retomados em sala de aula.



Alunos do Ensino Médio são inseridos em sala de aula virtual


Buscando melhorar e facilitar o processo de ensino aprendizagem de Lingua Inglesa, o professor Augusto desenvolve com os alunos do Ensino Médio trabalhos na língua alvo usando o portal aulalive. O ambiente proporciona ao professor e aos alunos um espaço onde ficam disponibilizados um grande numero de exercícios e atividades extras, além de fórum para discussão e disponibilização de matérias adicionais como textos na língua alvo e atividades afins.


O projeto envolve todos os alunos do ensino médio e tem um excelente desenvolvimento e uma grande aceitação por parte dos alunos. Como podemos perceber nas postagens do Fórum abaixo relacionada.

“este ambiente proporciona aos alunos um espaço onde há interação entre alunos e professor, mesmo fora da sala de aula, criando um elo de confiança e de transmissão de informação, que resultará posteriormente em conhecimento e em novas informações que servirão de base e apoio aos demais alunos.”