quarta-feira, 28 de julho de 2010

Abordando a Arte e a Literatura da Semana de Arte Moderna – 1922.

blog

No dia 17/05/2010 – quinta –feira na Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio – Extensão Nova Casa Verde aconteceu à exposição das releituras de obras dos artistas que compuseram o grupo modernista que participou da Semana de Arte Moderna - 1922. Estes traziam no seu mais profundo âmago o desejo por uma nova arte na promoção da liberdade de expressão e a criação de novos estilos artísticos.

O Projeto - A Semana de Arte Moderna: trabalhando com a interação - Literatura e Língua Portuguesa. Foi cobrado neste, responsabilidade e companheirismo entre o grupo tanto na sala de aula quanto na exposição e apresentação aos alunos tanto da escola do município quanto dos alunos das demais salas de aulas da extensão já anteriormente citada e professores visitantes, em questões sobre o artista e obras trabalhadas pelos mesmos no projeto. A receptividade aconteceu por parte dos alunos do 3º Ano D e E, e da Professora Vilma Marques que desenvolveu o projeto juntamente com estes alunos.

É preciso ressaltar que no dia 21/06/2010 aconteceu também por parte dos alunos do 3º Ano C do Ensino Médio da Extensão – Angico, acontecendo a exposição das releituras de obras trabalhadas pelos alunos da mesma, para os alunos que estudam nesta extensão e para os professores que lecionavam neste dia neste local. Cada dia ocorreu de maneira magnífica, despertando curiosidade e acrescentado conhecimento para os visitantes.

Para finalizar cabe expor que neste mesmo dia os alunos do 2º Ano – C do Ensino Médio nesta mesma extensão, na disciplina de Literatura apresentaram algumas cenas de uma das peças teatrais do grande nome do teatro brasileiro “Martins Pena” bem como, recitaram poemas de artistas que formaram as 3 gerações da poesia romântica no Brasil. Conheceu-se também um pouco das características que formou este período literário contando com artistas que abordaram em suas obras focos e assuntos que iam do econômico ao social passando pelo político de uma maneira surpreendente.

Para encerrar este parte do projeto e os participantes mergulharem no contexto Romantismo no Brasil e o “amor” abordado neste, foi oferecido aos visitantes um copinho de “café” com groselha um “vinho fictício” para representar o doce amor, amigo, que pensa no bem estar do outro abordado na da primeira geração, e uma metade de limão para pensar/sentir o amor do Ultra-Romantismo aquele possessivo que quer ter o outro, que se desespera, um mundo de dor e escuridão em certos casos. Contudo os dois sabores juntos originam outro sabor e uma “viajem” para outras características do Romantismo. Abordou os temas tais como: o Nacionalismo o Social e a transição para o Período seguinte o Realismo.

Foi feito de pequenos momentos uma grande condução para o conhecimento.

A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O movimento modernista começou antes de 1922 e se prolongou pelas décadas seguintes. Caracterizou-se por um grande debate de idéias e de concepções estéticas, que marcou todos os aspectos da cultura brasileira, em especial a literatura, a arte e a música.

Para visualizar todas as fotos do projeto clique aqui.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Podcast: Ditados populares


Os alunos do 5º ano A organizaram um podcast com vários ditados populares organizados pela professora Tiana.

Todos capricharam na voz para que a gravação ficasse muito boa.

Ouça o podcast clicando na imagem.


Aluno do 6º ano vence concurso da Sanesul


Foi entre no dia 23 de junho no pátido da EE Fátima Gaiotto Sampaio o prêmio ao aluno Victor Hugo do 6º ano B, a premiação no concurso de redação "Beba Saúde" promovido pela Sanesul e SED.

Parabéns ao aluno e ao professor Alexandre pela orientação no desenvolvimento do trabalho.