quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONHECENDO MINHA ESCOLA


Os alunos do 3ºano A,desenvolveram na disciplina de Históriano primeiro bimestre: A HISTORIA DA ESCOLA, A FUNDADORA DA ESCOLA, AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR O TRABALHO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR.


Com o propósito de resgatar o passado de conhecer a vida da nossa patrona “Prof.ª FÁTIMA GAIOTTO SAMPAIO’’ (utilizamos de textos,leituras,fotos, pesquisa, PPP ).Dando sequencia puderam refletir sobre a escola hoje. Através de passeios puderam conhecer, o espaço físico, as pessoas que trabalham na escola suas funções e importância no cotidiano da escola . Os alunos juntamente com a professora tiraram fotos e houve montagem de slides, demonstrando a nossa gratidão e carinho por todos que trabalham na escola. Texto; PROFª. MARCIA REGINA DOS SANTOS VITAL


terça-feira, 23 de abril de 2013

AULA DE CAMPO - USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SÉRGIO MOTA


No mês de abril de 2013, foi realizado uma aula de campo com os educandos na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta. Na oportunidade visitaram também a Usina Hidrelétrica de Rosana onde os alunos puderam visualizar o espetáculo das águas durante a abertura das comportas, entre os diferentes conteúdos abordou-se: Eclusas, elevador e escada para peixes, comportas turbinas entre outros. A atividade proporcionou o desenvolvimento de práticas em conjunto as teoria cientificas.
Objetivos da aula e campo:
  • Visualizar os aspectos negativos e positivos de construção de U.Hs.;
  • Compreender formas de produção de energia elétrica;
  • Identificar o processo da produção hidroelétrica;
  • Observar eclusa, turbina, unidade de operação, elevador e escada para peixes, sala de comando e o espetáculo das comportas com vazão d'água;
  • Interlocução conteúdo cientifico e prática cotidiana.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aula prática de Ciências FAZENDO IOGURTE COM “BACTÉRIAS DO BEM”.




Objetivo: aplicaçao da fermentação lática na produção de iogurte.
Introdução:  O iogurte origem na Bulgária“Yaourt “é um produto lácteo produzido a partir da ação de uma cultura mista de microrganismos que consomem a lactose e origina ácido láctico, através da fermentação láctica. As bactérias utilizadas na produção de iogurte são Lactobacillus bulgaricus e Streptococus thermmophilus.  O iogurte é rico em proteinas, vitaminas e minerais, sendo, por isso, um importante elemento na alimentação. Os alunos do sétimo ano do período matutino da Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio realizaram a prática da produção de iogurte.
Ingrediente: leite, iogurte natural, sabor e açúcar.
Procedimento: aquecer o leito por cinco minutos e depois colocar o iogurte natural e deixar descansando por  oito horas. Depois adicionar o sabor e servir gelado.

 
 



quarta-feira, 17 de abril de 2013

AULA DE GEOGRAFIA USANDO GIBI



A aula foi realizada do Gibi, disponiblizado no Curso Etnoastronomia, o intuito desta atividade foi de apresentar diferentes formas e visões sobre a construção e percepção dos grupos étnicos.


A Astronomia  é uma ciência que estuda diretamente a influência dos astros na Terra, nesta aula os educandos tiveram acesso ao conhecimento de Astronomia na mitologia grega, nativos da América do Sul, egípcios e outros. 

OBJETIVOS:


Apresentar elementos de construção empírica sobre Astronomia;

Compreender a diversidade étnico-social sob a visão da Etnoastronomia;


Utilizar os Gibis ilustrativos divulgados e disponibilizados durante o  curso oferecido pela UFMS sobre Etnoastronomia.Profª Débora.



Apresentação de maquete sobre a Segunda Guerra Mundial.



O objetivo da apresentação  da maquete consiste na identificação dos elementos que  comporam a Segunda Guerra Mundial, de maneira que os alunos  pudessem compreender as transformações ocorridas nesse processo, analisando de maneira crítica os fatos ocorridos e suas consequencias posteriormente. Profª. Andréia.




segunda-feira, 8 de abril de 2013

Língua Portuguesa de forma lúdica.


Os professores Ailton 4º C, Diene 4º B ( professores regentes)
e a professora Raquel ( Educação Física), trabalharam de forma
lúdica.
 O texto: Uma brincadeira de bola chamada Ordem do livro B
do Projeto Além das Palavras, com a finalidade de explicar
o texto tipo procedimento e o gênero jogo, nas aulas de
Língua Portuguesa com os professores regentes os alunos
aprendem sobre o jogo através de leituras de textos, nas
aulas de educação física os alunos fazem a brincadeira de
 forma prática.
O objetivo da aula é levar os alunos a conhecerem o
texto tipo procedimento e o gênero jogo de forma lúdica.
Texto profº Ailton.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Visita ao Museu Municipal




 A turma do 4º ano A da professora Simone, fizeram um passeio ao Museu Municipal com a finalidade de conhecer um pouco mais sobre a História do Município. Ao ver as fotos e os objetos que mostram um pouco do passado, os alunos puderam compreender melhor o conteúdo abordado em sala. Texto: Profª Simone.




Gênero Instruções: Brinquedo Barangandão Arco-Íris


Os alunos do 4º ano A da professora Simone, realizaram a confecção do brinquedo Barangandão Arco-Íris, sendo que este brinquedo foi trabalhado com o intuito de mostrar a importância dos diferentes tipos de gêneros textuais, pois se os mesmos forem trabalhados de maneira prazerosa os alunos aprenderão cada vez mais. Texto: Profª Simone.