terça-feira, 29 de maio de 2012

Lei Orgânica do Município de Nova Andradina


Palestra sobre a “Lei Orgânica do Município de Nova Andradina”, realizada na quinta-feira, dia vinte e quatro de maio de dois mil e doze, ministrada pela Doutora Daniela Línea, advogada da Câmara Municipal de Nova Andradina, aos alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental no período matutino. Teve como objetivo apresentar aos alunos o que é Lei Orgânica, sua importância e seu processo de elaboração.
Professoras envolvidas: Simone Magaroto, Luciane Clementino e Raquel Cristina.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO TOSCO EM AÇÃO - Palestra O QUE É DROGA?

A professora Cristiane Palagano dando continuidade as ações do Projeto Tosco em Ação, convidou o Promotor da Vara da Infância e Juventude Ricardo Crepaldi para uma conversa com os alunos com o tema O QUE É DROGA?

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FÁTIMA GAIOTTO SAMPAIO - Nova Andradina - MS

Qual a importância da CLT? Como conviver com os deslizes da empregabilidade?

Ambas as perguntas foram trabalhadas nesta segunda-feira, 21 de maio de 2012, na Escola Estadual Prof.ª. Fátima Gaiotto Sampaio. Após o Prof. Claudinei Araújo, trabalhar com os alunos da 4ª. Fase da EJA, o conteúdo a “Era Vargas” (1930-1945), e haver entre docente e discentes a percepção da importância da Consolidação das Leis Trabalhistas, tornou-se imprescindível que tivesse a organização de uma aula especial sobre o assunto. Levando em consideração que temos na sala de aula, mulheres que atuam como empregadas domésticas e outros diversos tipos de trabalhos e que ainda existem negligenciadores das leis, não apenas do trabalho doméstico, mas de outros tantos meios empregadores, foi notado que alguns esclarecimentos precisam ser feitos em prol da comunidade, em prol dos alunos.
Neste sentido, a Escola pode contar com a atuação da Administradora, funcionária do Escritório SOMA e Professora Licenciada em História pela UFMS – CPNA, Vera Silva Pinheiro, que fez palestra e respondeu diversas questões dos alunos sobre a pertinência da empregabilidade e a vivencia legal das Leis Trabalhistas. Segundo os professores Claudinei A. dos Santos da disciplina de História, organizador da aula e a Prof.ª. Renata da disciplina de Matemática, que também participou da palestra com seus alunos da 1ª. Fase A da EJA, foi de extrema relevância a palestra, tendo em situação que a fala da Prof.ª. Vera Silva, contemplou a funcionários e patrões e que essencialmente os alunos tiveram o contentamento de serem esclarecidos e beneficiados socialmente quanto à percepção legalística das Leis Trabalhistas.
Assim o conteúdo a Era Vargas, pode ser finalizado com a compreensão de que as Leis criadas ainda década de 1930, estão bastante vivas e reluzentes para com a sociedade brasileira, claro que recebido melhoras e considerações conforme a atualidade de empresas e distintos meios empregatícios do século XXI.
Texto – Prof. Claudinei A. dos Santos.


terça-feira, 22 de maio de 2012

O QUE É VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?


A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de uma situação negativa que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns. Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima. Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico. O UNICEF estima que, diariamente, 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e as violências domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no País, segundo dados de 1997.
Tal situação, também é procedente em nossa cidade, em nossa comunidade, contudo algo pode ser feito, haja vista em nossa atualidade há recursos sociais e judiciais que podem contribuir para a erradicação da violência doméstica. Por isso está sendo desenvolvido com alunos da 1ª. Fase da EJA, por meio da disciplina de sociologia com o Prof. Claudinei Araújo dos Santos, um trabalho sociológico em que está embasado o ato de reprimir a violência doméstica. O mesmo conteúdo será trabalhado também com alunos do 1º. Ano do Ensino Médio, contudo será aprofundado em pesquisas e ações que contribuam não apenas para erradicar a violência doméstica em nossa comunidade, mas também para mostrar que a família precisa receber a ação da dignidade e do respeito.
O grande sentido do trabalho desenvolvido com alunos da EJA é a participação em conjunto, alunos e professor. Não obstante tem sido de grande valia para as turmas, pois cada um tem sua história, suas reações, o que faz de cada um demonstrar sua peculiaridade familiar, havendo assim a participação motivadora de todos para que a ação seja continua e proveitosa. Texto- Prof. Claudinei Araújo dos Santos.

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FÁTIMA GAIOTTO SAMPAIO - Nova Andradina - MS

PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Os professores estiveram reunidos nos períodos: matutino, vespertino e noturno para a SEGUNDA ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, o diretor Fábio Zanata repassou para os professores a posição da escola em relação as avaliações do SAEMS, dando sequência os coordenadores pedagógicos e coordenadores de área reuniram-se com os professores para elaborarem ações e estratégias visando atingir melhores resultados nas avaliações e no desempenho dos educandos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS - 6ºAno A e B.

Tema: Ecossistema e suas relações ecológicas.
Objetivo: Compreender as relações entre os seres vivos.
Metodologia: Os alunos se reuniram em grupos, montaram um terrário utilizando garrafas peti, areia, terra de jardim, formigas, caramujos, pedras e plantas, como: milho, alpiste, samambaia etc.
Esse trabalho foi observado durante sete (7) dias e os alunos elaboraram um relatório de observações todos os dias. Em sala foram feitos comentários sobre os trabalhos e avaliados. 
A atividade foi desenvolvida com o acompanhamento da professora Leliane Rocha Andrade de Oliveira.



quinta-feira, 17 de maio de 2012

VISITA AO LABORATÓRIO DE ZOOLOGIA, BOTÂNICA E ANATOMIA DA UEMS.UNIDADE DE DOURADOS-MS


Professores que acompanharam na viagem:
Karina Back Militao Miliato
Fernanda Cristina
João Lazarini

Objetivo geral:
Este projeto tem como motivo maior proporcionar ao estudante uma metodologia pratica interativo, na qual o aluno não tenha que aprender de forma passiva, mas sim de forma participativa.
Justificativa
As atividades práticas proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, tornando-se agente do seu próprio aprendizado, descobrindo assim, que aprender é mais do que mero conhecimento de fatos, interagindo comas suas próprias dúvidas, chegando a conclusões e à aplicação dos conhecimentos por eles obtidos.
Atividade realizadas
Os alunos puderam conhecer os laboratórios de anatomia, zoologia e botânica.
No primeiro momento da visita:
- laboratório de anatomia, onde puderam ver um cadáver.
- sala de modelos: observaram modelos do corpo humano demostrando todos os órgãos.
- puderam ver amostras conservadas de fetos com deformações, ossos de animais e outros.
- fizeram aula de microscopia óptica observando células.
- observação de insetos na lupa.
- conheceram os materiais utilizados em química e que são utilizados em pesquisas científicas.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

OFAYÉ: O POVO DO MEL

    Os alunos da UFMS do Curso de História presentearam os alunos da Escola Estadual Prof. Fátima Gaiotto Sampaio com uma mostra da Exposição Ofayé: o povo do mel. Os alunos estavam acompanhados pelos Prof. Dr. Giovani José da Silva. A exposição tem como objetivo recuperar para as novas gerações a história da presença indígina na Região do Vale do Ivinhema.

HOMENAGEM AS MÃES


A Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, no dia 12 de maio de 2012 prestou homenagem às mães. A diretora adjunta Ana Lúcia com auxílio da coordenação de área e de professores tirou fotos das crianças das séries iniciais com roupa de passeio para entregar as mães. Na ocasião do evento os alunos apresentaram números de dança , teatro e música. A cada apresentação a emoção era nítida em cada semblante.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CONSTRUINDO MAQUETES E APRENDENDO SOBRE VÍRUS.

A professora Fernanda da disciplina de Biologia orientou os alunos do 2ºAno A do Ensino Médio a construir maquetes para entenderem a estrutura viral.
 

 

 

 

DOMINÓ DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Os alunos do 9ºAno A, 9ºAnoB e 9ºAno C, trabalharam os elementos químicos da tabela periódica através  de um jogo denominado DOMINÓ DOS ELEMENTOS QUÍMICOS, a professora Fernanda argumenta: " devemos buscar novas técnicas, assim o aluno terá um novo estímulo para construir a aprendizagem". 










terça-feira, 8 de maio de 2012

Projeto Tosco em Ação

Através de Gibi os alunos do 9º ano A e B trabalharam o tema Drogas, sob a orientação da Professora Fernanda, da disciplina de Ciências.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CIDADANIA


Os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelos senhores: Rogério Ribeiro Antônio, professor de Ciências Politicas da FINAN. Formado em história e especialista em História Contemporânea e Wilton Antônio da Silva, professor de história, filosofia e direito, atualmente atuando como chefe do Cartório Eleitoral de Nova Andradina. Formado em filosofia e direito com especialização em em Direito Público.
O evento faz parte de atividades de um PROJETO DO CURSO DE DIREITO DA FINAN em parceria com Cartório Eleitoral de Nova Andradina, com objetivo de esclarecer sobre a importância do voto, as conquistas dos brasileiros em relação aos direitos políticos e informar sobre o processo eleitoral de 2012. Ainda foram informados sobre o voto facultativo a partir dos 16 anos de idade.






PROJETO TOSCO - PARÓDIA

Os alunos do 7º Ano C e D do turno Vespertino, realizaram na aula de Língua Portuguesa da professora Cristiane Palagano: uma paródia referente ao livro Tosco.