terça-feira, 24 de abril de 2012

A MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

A professora Francielli reuniu  a turma do 2º Ano B para uma atividade diferenciada de alfabetização. Os alunos assistiram um vídeo do Clássico "Chapeuzinho Vermelho". 

 

 
Contar histórias no período de alfabetização contribui para  promover o incentivo a leitura, instrumento valioso para despertar o senso critico e reflexivo nas crianças. Assim, a professora explorou este recurso para contribuir no processo de construção do conhecimento de sua turma. 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Texto: PROCEDIMENTO-Manual de Instruções


                                   

                                    

                                    

                                    

 
Os alunos da professora Marciana do 5º Ano B confeccionaram um brinquedo a partir de material de reciclagem; colocando em prática as instruções do manual.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ESCREVER COM PRAZER !






Quando solicitamos nosso aluno escrever sobre algo que é importante para ele o resultado é mais satisfatório, uma vez que interage mais com os colegas e professores facilitando o processo de ensino-aprendizagem. O fato é comprovado em aulas de História e Geografia com os alunos do Ano A, professora Margarida Xisto da Silva. A professora tem trabalhado com produções de listas de palavras e frases advindas das crianças, como: o que fazem com o lixo de suas casas (coleta seletiva); localização da escola; os tipos de moradias; endereços etc.
A partir dos conteúdos: cidadania e espaço escolar foi realizado um passeio pelas redondezas da escola, a professora propõe à turma observar a higiene do ambiente, o trânsito e a localização. Depois do passeio as crianças são induzidas a refletir sobre a higiene da escola, das ruas e comparar com o espaço de suas casas. Possibilitando atividades como:
  • Representação em forma de escrita ou desenho da localização da escola: à direita, à esquerda, em frente e atrás;
  • Listagem dos tipos de construções nos arredores da escola;
  • Aula complementar na sala de tecnologia sobre a reciclagem. Disponível em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-reciclagem.html. A atividade desenvolve o conceito de cidadania, como fazer nosso lixo trazer benefícios para o meio ambiente (coleta seletiva). Após 30 minutos de jogo, tempo das crianças memorizarem as regras, os segredos que podem salvar o planeta são levados para sala e induzidos a registrar o que aprendeu e estabelecer algumas medidas para higiene da sala;
  • No que se refere ao conteúdo: história do bairro e das crianças foi solicitada, primeiramente, pesquisa com os pais sobre alguns dados pessoais e de sua moradia, entre eles, o endereço da rua (Avenida) que moram e o tipo de moradia que tem. Bem como, visita ao museu: leitura de alguns nomes de ruas, avenidas e bairros que foram nomeados em homenagem a alguns fundadores da cidade de Nova Andradina;

  • Uma vez coletado os dados, familiarizado com eles, discuti-se em sala quem mora mais perto/longe da escola, na mesma rua...;
  • Com os dados organizam uma lista que foi registrada na lousa pela professora, bem como no diário de classe pelas crianças. No momento da produção o professor passo a passo chama atenção dos alunos para a escrita correta das palavras, letra maiúscula, sons, espaços, acentuação etc.;
  • Montagem de cartaz com ajuda do professor: nesta atividade o professor pede para os alunos formarem grupos de acordo com o nome das ruas/avenidas da cidade de Nova Andradina, cada grupo escreve em uma tira de papel (cartolina/manilha) seu endereço. O professor deve questionar de acordo com a ordem alfabética, qual a ordem que os nomes deverão ser colados, depois de pronto realiza-se a leitura;
  • O mesmo processo se aplica para a lista dos tipos de moradias. Portanto, para que possam conhecer outros tipos de moradias que não são comuns no espaço local das crianças, sugeriu-se que as crianças fossem à sala de tecnologia, onde com acesso ao site: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria/casa-habitação.html jogam por 15 minutos, tempo para memorizarem os tipos de moradia presentes no jogo, mais 20 minutos para registro das palavras no diário de classe e 10 minutos para leitura. Com a lista pronta, a cada aluno entrega-se uma tira de papel com o desenho de um tipo de moradia para que escrevam o nome. Quando todos estiverem terminado a atividade de escrita, professora solicita que mostrem um ao outro a palavra que têm em mãos, e vão entregando por ordem alfabética para colagem na cartolina, para finalizar realiza-se a leitura coletiva e individual.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FEIRA PARA TRABALHAR SISTEMAS LINEARES

               O professor Fábio Miqueletti reuniu os alunos da 2ª  fase do EJA do período noturno para uma feira. A atividade teve como objetivo trabalhar sistemas lineares. De início, foi proposto aos alunos que escolhessem alguns produtos da feira, e com os produtos já escolhidos montou-se um sistema de incógnitas, com  o objetivo de descobrir o preço do produto adquirido.







                "Quando se pretende ensinar matemática através da resolução de problemas práticos, o problema deve ser cuidadosamente escolhido e servirá como um elemento para disparar o processo de construção do conhecimento, este deverá contribuir para a formação dos conceitos  que se pretende estudar, antes mesmo de sua apresentação em linguagem matemática formal, o foco está na ação por parte dos alunos. A partir da absorção dos conceitos vários problemas deverão ser propostos e resolvidos livremente pelos próprios alunos". Fábio Miqueletti.

Projeto Saúde e Higiêne


             Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo. 

             Nestas atividades o objetivo é relatar para os alunos a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde, fazendo com que os mesmos reconheçam, situações que expressem os cuidados corporais. As atividades foram trabalhadas com os alunos do 1 ano B, da professora Daiane. 
 

 
 


AULA PRÁTICA DE GEOGRAFIA

Os alunos da professora Rosvely,  6ºAno A do período matutino, confeccionaram cartazes representando diferentes paisagens: Humanizada- transformada pelo ser humano e Natural - criada pela natureza.